Mercado de Peixes passa por mudanças para beneficiar pescadores

21/07/2009 15:28:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Trabalho está sendo feito pela Subsecretaria de Pesca

Para evitar que pescadores e comerciantes sejam expostos ao sol e à chuva durante o dia, a prefeitura de Macaé retirou os antigos pilares do cais do Mercado de Peixes, com o objetivo de instalar tendas provisórias, que em médio prazo serão substituídas por telhados definitivos. O trabalho está sendo feito pela Subsecretaria de Pesca , ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento da Silva, em 60 dias a Cedae vai instalar encanamento para providenciar 40 mil litros de água por dia, com a função de atender melhor as necessidades de higienização do local. “Até então os pescadores têm limpado seus produtos e lavado a área com água oriunda de caminhões pipa. Mas isso não ocorrerá mais devido às novas medidas da administração municipal junto com a Cedae”, garante ele.

O assessor administrativo do Mercado Municipal, Djalma da Silva Moreno, lembra que a prefeitura quer melhorar o atendimento aos clientes, além de fornecer toda a infra-estrutura para o bom funcionamento do local, onde são gastos 30 litros de material de limpeza por dia.

De acordo com Djalma, a administração municipal tem a intenção de promover reformas no mercado e ampliar o cais para aumentar a capacidade de embarcações ancoradas de 15 para 25. “A meta é beneficiar consumidores, comerciantes, pescadores e atacadistas”, explica ele.

Um comerciante que vende pescado há mais de 15 anos no Mercado Municipal de Peixes é Paulo Sergio Batista dos Santos. Ele disse sua família, composta por dez pessoas, depende de seu trabalho. “Muita gente de fora vem ao mercado para comprar nossos produtos. Já atendi gaúchos, nordestinos e até japoneses, chineses e americanos”, conta.

Estacionamento

A Câmara dos Vereadores aprovou Lei Municipal segundo a qual a administração de Macaé deve ceder o direito de gestão do estacionamento do Mercado à Colônia Z3 e à Associação Mista dos Pescadores. Para estacionar no local, agora é preciso pagar uma taxa de R$ 2 a hora. Aos pescadores, o valor não é cobrado.

- Desse modo, haverá ajuda garantida a pescadores e suas famílias em momentos de dificuldades, baseada na receita de tudo que for obtido via pagamento dos motoristas para estacionar os carros no local, ressalta o subsecretário, acrescentando que benefícios e investimentos para essa classe terão maior viabilidade.

O Mercado de Peixes funciona de segunda-feira a sábado de 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia, mas no sábado e no domingo, o número de pessoas e consumidores, que se dirigem às bancas para adquirir frutos do mar, como peixes e camarões, passa de mil.

O Mercado Municipal de Peixes funciona desde 1924. A gestão administrativa do local – um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores – é feita pela subsecretaria de Pesca da prefeitura.

Em Macaé, são cinco mil pessoas vinculadas ao setor econômico da pesca, havendo ainda cerca de 400 barcos de pesca. O Mercado Municipal de Peixes é constituído pelo prédio com medidas de 15 por 23 metros. No segundo andar funcionam oito salas, onde seis funcionários da prefeitura atuam diariamente. Já no térreo situam-se os boxes. Do lado de fora, além do cais, há diversas tendas para venda de pescado.