Mercado Municipal de Peixes ganha painel grafitado

14/04/2022 14:55:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Arte foi entregue à população nesta quinta-feira com apresentação da Banda Emart

O Mercado Municipal de Peixes ganhou novos contornos pelas mãos do artista plástico Marlon Muk. Nesta quinta-feira (14), a arte em forma de painel grafitado foi entregue à população, com programação promovida pelas Secretarias de Cultura e Adjunta de Pesca e Aquicultura. O momento teve, ainda, apresentação da Banda Emart com o melhor da música popular brasileira e do jazz.

A obra de arte a céu aberto retrata a figura de uma garça ao pescar um peixe, com características da própria marca do artista que valoriza fundos com a cor verde bali. Muk revelou que com a escolha por uma imagem da natureza buscou ser plural e atender a todas as classes.

“Com a arte do grafite, a homenagem não foi somente para os pescadores, mas também para todas as famílias que frequentam o espaço. Meu avô vivia pescando aqui, por isso, tenho uma grande relação com esse porto. Além disso, a proposta é deixar a cidade mais bonita e valorizar um patrimônio que é do povo”, explicou.

O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, afirmou que a ideia é apoiar a arte urbana. “O intuito é incentivar as visitas ao Mercado Municipal de Peixes, um cartão postal do município. Estamos na Semana Santa e o painel, assim como, a programação musical são outros atrativos para os consumidores. A expectativa é receber cerca de 15 mil pessoas durante esses dias”, acrescentou o secretário.

O painel, que "rouba" a atenção de quem passa pelo local, mudou a dinâmica urbana do espaço ao carregar na cor das tintas e nos traços do desenho a essência da bela paisagem da natureza. E foi assim que a comerciante Flávia Ferreira, 42 anos, parou para admirar a arte de aproximadamente 12 metros de altura e 25 metros de largura. “As cores retratam vida e a imagem mostra o que conhecemos aqui”, comentou.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou que a programação musical faz parte do projeto “Arte para toda parte”. “A cultura tem que estar presente em qualquer lugar do município. E, nesse contexto, o mercado é mais um espaço sendo ocupado pelos artistas. A arte plástica e a música caminham juntas e beneficiam toda a população”, frisou.

Artista – Marlon Muk é um artista plástico macaense nascido e criado no Parque Aeroporto. Começou sua carreira com o grafite aos 16 anos, tempo em que a arte era confundida com pichação. O artista já deixou sua marca em cidades como Belo Horizonte, Fortaleza, Aracaju, Joinville e, ainda, em países como Itália, Alemanha, Eslovênia, além de várias capitais da América do Sul. Em todos os murais, o artista faz questão de registrar traços das culturas locais.