Merenda escolar: 900 mil refeições por mês

04/04/2008 17:16:55 - Jornalista: Simone Noronha

Oferecer merenda de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino. Esta é uma das prioridades da prefeitura de Macaé, que mantém uma equipe de 12 nutricionistas para acompanhar a alimentação oferecida aos cerca de 38 mil alunos das 113 escolas municipais. O serviço foi terceirizado em 2006, e todo o trabalho é fiscalizado diariamente pela Secretaria de Educação. Por dia, são oferecidas em média 41 mil refeições, entre lanches, almoço e jantar

O cardápio da merenda é o mesmo para todos as 113 escolas da rede, preparado pelas nutricionistas. Periodicamente, o cardápio é mudado, levando em conta as preferências dos alunos. Por mês, são distribuídos em média 400 mil lanches e cafés da manhã, 435 mil almoços e jantares e 60 mil almoços em creches. Ao

A qualidade da merenda oferecida nas escolas do município pôde ser comprovada no ano passado, quando Macaé foi um dos dois únicos municípios do Estado do Rio selecionados para a etapa final do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero.

- Isso mostra que estamos no caminho certo, investindo em qualidade e com o diferencial de oferecer cardápios especiais para alunos que têm problemas de saúde, como diabetes e alergia a lactose. Por mês, são servidas cerca de 900 mil refeições, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

A empresa contratada pela prefeitura é responsável pela manutenção, compra de equipamentos e utensílios para a preparação da merenda, além de compra dos alimentos, controle de estoque em cada escola e distribuição das merendas. Toda a equipe de trabalho recebe treinamento, com aulas de higiene e preparo de alimentos. “A terceirização da merenda está dando muito certo. Secretaria de Educação só necessita supervisionar o serviço da empresa”, disse a secretária Milmar Pinheiro.