Merenda escolar: laticínios são adquiridos de produtores locais

25/03/2024 11:22:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Iogurte de morango, requeijão e queijo minas são fornecidos por produtores de leite habilitados

A Secretaria de Educação de Macaé fomenta a agricultura familiar ao adquirir diversos gêneros alimentícios da agricultura local para a merenda escolar. Os laticínios produzidos no município são um exemplo. O objetivo é garantir produtos frescos para o aluno, beneficiando tanto os estudantes quanto os produtores da região.

De acordo com a secretária de Educação, Leandra Lopes, com essa iniciativa, além de garantir alimentos de qualidade para os alunos das escolas municipais, a secretaria também promove a economia local.

- Os laticínios produzidos em Macaé são reconhecidos pela qualidade e sabor, o que torna a escolha desses alimentos para a merenda escolar ainda mais acertada. Além disso, ao comprar produtos locais, a secretaria contribui para o desenvolvimento econômico do município, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando empregos – comentou Leandra.

O coordenador da Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Maurício Cooper, informou que iogurte de morango, requeijão e queijo minas são fornecidos por produtores de leite habilitados.

De acordo com Cooper, eles enviam sua produção para a cooperativa de Macaé, onde ocorre o processamento e beneficiamento dos produtos. “A aquisição dos laticínios para a alimentação escolar é feita por meio de chamamento público, garantindo que os produtos sejam provenientes da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou.

Cardápio chega um dia antes para responsáveis

Outra iniciativa da Secretaria de Educação é disponibilizar o cardápio da merenda escolar um dia antes para os pais, visando informar sobre os alimentos que serão oferecidos aos alunos no dia seguinte.

Segundo a secretária de Educação, Leandra Lopes, a divulgação ampla do cardápio da merenda escolar tem como objetivo informar e garantir transparência para toda a população. “Isso mostra o compromisso da Secretaria de Educação de Macaé em oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes da cidade”, citou.

Para o maternal, pré-escola e Ensino Fundamental I são disponibilizados os alimentos do desjejum/lanche; almoço; complemento e lanche integral.


O coordenador da Merenda Escolar pontuou que o cardápio tem um papel fundamental na garantia de uma alimentação saudável e adequada para as diferentes faixas etárias. “É um documento de domínio público”, definiu.


Fotos Relacionadas