Minc estará em Macaé nesta segunda-feira

26/03/2010 17:36:33 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

A visita do ministro de Meio Ambiente Carlos Minc, estabelece expectativas de parcerias para o Meio Ambiente local

A visita do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, prevista para esta segunda-feira (29), na cidade, estabelece expectativas de parcerias para o Meio Ambiente local. Minc, que vem acompanhado da secretária Estadual do Ambiente - a engenheira ambiental Marilene Ramos, se encontra com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, às 9h, no gabinete.

O objetivo da visita é discutir a política de meio ambiente no município e região. Na agenda do encontro entre a prefeitura de Macaé e os governos do Estado do Rio de Janeiro e Federal consta o anúncio do início das obras do canal extravasor com vertedouro da Lagoa Imboassica, obra muito requisitada pela prefeitura, para monitorar melhor a saída da água, sem causar estragos ao ecossistema e solucionando de vez com o problema de transbordamento da lagoa.

Em seguida, haverá uma reunião de trabalho com os secretários de Meio Ambiente, Maxwell Vaz e Ciência e Tecnologia, Guto Garcia.

O secretario de Meio Ambiente, Maxwell Vaz informou que irá solicitar o apoio do ministro Carlos Minc para a elaboração do plano de manejo da APA do Arquipélago de Santana e a interferência do SEA na questão do ICMS Verde.

- Vamos pedir o apoio de Minc para o plano de manejo da APA do Arquipélago de Santana e à secretária Marilene Ramos, o apoio junto ao Governador Sérgio Cabral para que o ICMS verde seja direcionado às secretarias municipais de Meio Ambiente, pois a previsão para Macaé esta na ordem de R$1 milhão. Nós estamos buscando mais pontuação através de ações de preservação ambiental com o objetivo de dobrar o ICMS Verde para o próximo ano – disse.

Após a recepção no gabinete do prefeito, o ministro, economista e ambientalista Carlos Minc (PT) irá fazer uma apresentação dos indicadores de preservação ambiental conquistados para o Brasil, no auditório do Paço Municipal.