Minha Escola Querida agrega novos parceiros

13/10/2009 09:34:12 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Funcionários da subsecretaria Municipal do Idoso e do projeto Capacitação em Artesanato aderiram ao programa

O programa Minha Escola Querida, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está sensibilizando cada vez mais pessoas para valores como responsabilidade e cidadania. Funcionários da subsecretaria Municipal do Idoso e do projeto Capacitação em Artesanato aderiram ao programa.

No último mutirão, que aconteceu na E.M. Zelita Rocha, no Parque Aeroporto, o grupo ensinou a fazer fuxico e pintura em tecido. Todas as confecções serviram para embelezar a escola

De acordo com a subsecretária do Idoso, Kátia Crespo, a participação dos funcionários no “Minha Escola Querida” vai prosseguir. “Ficamos emocionados e entusiasmados com a proposta da Secretaria de Educação. Pudemos perceber a interação da comunidade e dos alunos, que se voltaram para a valorização da unidade escolar e do espírito de voluntariado”, disse.

O “Minha Escola Querida” já aconteceu nas unidades da Malvinas (Wanderley Quintino Teixeira) e da Nova Holanda (Christos Jean Kousoulas) com 3.838 alunos atendidos. De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o programa visa à cidadania.

Integração - O programa Minha Escola Querida registrou a participação de 4.032 pessoas das comunidades das adjacências das escolas e 421 professores envolvidos. Uma das novidades é que através dessa proposta foram desenvolvidos cinco mutirões independentes.

A coordenadora do programa, Sônia Terezinha Gonçalves, informou que ele irá percorrer todas as unidades municipais. “A intenção do “Minha Escola Querida” é integrar alunos, professores e toda comunidade, desenvolvendo projetos e ações com organizações da sociedade civil, instituições públicas, empresas e outros parceiros. Através dessas parcerias estão surgindo possibilidades de ampliar o trabalho escolar com atividades culturais, esportivas e profissionalizantes, oferecendo espaços, produtos e o trabalho de profissionais”,disse

Voluntário - Hoje, o banco de voluntários do programa conta com cerca de 500 cadastrados. A coordenação do “Minha Escola Querida” está preparando para o mês de novembro uma programação de comemoração, que vai anteceder a data alusiva ao Dia Internacional do Trabalho Voluntário.
Com o “Minha Escola Querida”, a Secretaria de Educação está conseguindo conscientizar a população, setor público e empresas sobre a importância das ações voluntárias e de parcerias com as escolas.

- Estamos conseguindo ampliar os recursos e equipamentos e permitir que o ambiente da unidade escolar fique mais agradável”, frisou Sônia. Além disso, o papel estratégico da escola como ponto de encontro e união de forças das famílias e da comunidade está sendo reforçado.