Ministério da Saúde elogia Programa de Saúde da Família de Macaé

11/03/2005 17:04:22 - Jornalista:

Uma das prioridades do governo Riverton Mussi, o Programa Saúde da Família da Secretaria de Saúde recebeu carta de elogio do Ministério da Saúde pelo trabalho realizado no município.

A carta foi envidada pela equipe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Ministério da Saúde, em agradecimento ao apoio dado à durante a implantação da versão 4.0 do Sistema Informatizado da Atenção Básica (SIAB).

— Não é por acaso que Macaé apresenta uma das mais consistentes bases de dados entre todos os municípios com o Sistema Informatizado implantado — elogiou a assessora do departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Ministério da Saúde, Regina Coeli.

Segundo o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi promover a ampliação da capacidade de acesso dos usuários de forma integral e humanizada.

Além da equipe preconizada pelo Ministério da Saúde, como médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, o PSF Macaé, com a finalidade de promover as ações intersetoriais, preventivas, de educação continuada, bem como o apoio técnico e logístico, inseriu em suas equipes de Saúde da Família o trabalho de profissionais de Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia.

SIAB - Macaé foi escolhida, em 2004, pelo Ministério da Saúde para participar do plano piloto do novo Sistema de Informação de Atenção Básica. A escolha segundo Regina Coeli, foi por ter uma base de dados bem organizada.

Através do SIAB, são cadastradas todas as equipes do PSF e o sistema serve como fonte de dados para o Ministério da Saúde. O SIAB contém informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.