Ministro da Igualdade Racial reforça parcerias com Macaé

01/10/2008 18:03:45 - Jornalista: Tiago Ferreira

Pela segunda vez em menos de três meses, o ministro da secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, esteve Macaé nesta quarta-feira (1), onde reforçou as parcerias do Governo Federal com o município. O objetivo é traçar em conjunto com a prefeitura e o Governo do Estado ações para a juventude, com foco na prevenção à violência.

- Queremos dar uma perspectiva aos jovens expostos à violência, que na grande maioria são pobres e negros. O objetivo da nossa visita é construir ações de política públicas, voltadas para a igualdade social e racial, disse o ministro.

O ministro Edson Santos foi recebido pelos secretários de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, e de Marketing e Relações Pública, Décio Braga. Também participou do encontro o coordenador de promoção de políticas da Igualdade Racial da secretaria Especial de Esporte, Cultura e Turismo, Josias Amon.

- Isso reflete a união entre o governo Federal e municipal, que possibilitou importantes políticas públicas para Macaé, de enorme cunho social. Por meio do ministro Edson Santos, o Governo Federal implementou projetos em diversas áreas, como na educação, saúde, entre outros. Macaé também espera usufruir dessas políticas, avaliou Jorge Tavares Siqueira.

A secretaria de Igualdade Racial foi criada pelo Governo Federal em 2003, com a missão de estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no País, como promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra; acompanhar e coordenar políticas de diferentes ministérios e outros órgãos do Governo Brasileiro para a promoção da igualdade racial; articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, nacionais e internacionais; entre outros.