Mobiliário começa a chegar na Cidade Universitária

29/06/2007 17:18:29 - Jornalista: Janira Braga

Mil e duzentas carteiras escolares começaram a chegar nesta sexta-feira (29) na Cidade Universitária. Cada uma das 30 salas de aula do prédio, que será ocupado por universidades, recebe 40 carteiras até o final de semana. O restante dos equipamentos, como as mesas de diversos tamanhos, chegam a partir de terça-feira (3). A Cidade Universitária será inaugurada dia 11, às 14h30.

O secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, destacou que o laboratório do complexo de Ensino Superior terá equipamentos específicos. De acordo com ele, a inauguração vai marcar a assinatura de convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF). As duas faculdades públicas serão instaladas dentro da Cidade Universitária.

Com a UFF, a prefeitura vai assinar um novo convênio – o último expirou em 1992 – que prevê a manutenção dos cursos de Administração e Ciências Contáveis na cidade. “No novo protocolo, a UFF vai se comprometer a, gradativamente, contratar professores por meio de concurso público. Vamos firmar um novo modelo de parceria”, ressaltou.

Segundo Aziz, com a UFRJ, a prefeitura firma convênio para a implantação dos cursos de Farmácia e Química. A graduação em Biologia – já implantada - também está garantida. “As inscrições para os vestibulares de Farmácia, Química e Biologia da UFRJ em Macaé serão realizadas de 02 a 31 de agosto”, informou. As inscrições serão feitas pela Internet.

O secretário Especial de Desenvolvimento detalhou que nos dias 07 e 08 de agosto, o Macaé Centro sedia encontro da UFRJ com jovens e professores para apresentar o projeto de interiorização da universidade, que contempla o campus em Macaé, dentro da Cidade Universitária.

Sobre a graduação em Medicina, Jorge Aziz explicou que o projeto foi encaminhado ao Ministério da Educação (Mec), que envia equipe para Macaé no próximo ano para fazer a análise final. Uma equipe da diretoria da faculdade de Medicina da UFRJ esteve no município, em maio, para conhecer as instalações dos hospitais Público Municipal Fernando Pereira da Silva, São João Batista, o Programa de Saúde da Família (PSF) da Praia Campista, a Cidade Universitária, o pronto-socorro pediátrico de Imbetiba e o Centro de Especialidades Médicas Doutor Moacir Santos.

- Nossa expectativa é que a UFRJ abra vagas para o corpo docente em 2008 e que o vestibular aconteça no final ainda de 2008 para que o curso comece em 2009 – afirmou Aziz, acrescentando que o curso de Sistema da Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) também será instalado na Cidade Universitária.

A expectativa do secretário Especial de Desenvolvimento Local é a aprovação, junto ao plenário do Conselho Estadual de Educação, das graduações em Administração e Engenharia da Produção também da FeMASS para ampliar as oportunidades de Ensino Superior para o munícipe.