Mobilidade e Mactran participam de Congresso em Curitiba

25/09/2009 11:23:24 - Jornalista: Assessoria Mactran

Ao longo da próxima semana, Curitiba receberá o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a VI INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito eventos organizados pela ANTP. Representando Macaé participarão o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira; o subsecretário de Trânsito, Marins de Oliveira Junior; e a diretora de Engenharia de Trânsito, Maria Laysmeire Meireles. Ainda de Macaé, pela Câmara Permanente de Gestão, participará o gerente de Mobilidade Urbana, Jorge de Brito Batista.

As atividades estão previstas para o período de 28 de setembro a 2 de outubro, no Expo Unimed – Curitiba (PR). Os dois primeiros dias do encontro estão reservados para visitas técnicas. Em 29 de setembro, haverá a solenidade de abertura e a cerimônia de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade 2009; o lançamento do próximo ciclo desse prêmio será durante o jantar de confraternização, no dia seguinte.

Sessões

Em 30 de setembro, começam as sessões com exposições e debates. Haverá três conferências, três mesas-redondas e igual número de sessões parceiras (envolvendo o Fórum Nacional dos Programas de Qualidade – Fórum QPC, as Universidades do Paraná e a Iniciativa Ar Limpo). Estão programadas também 13 sessões especiais sobre diferentes assuntos referentes ao setor e dez sessões temáticas, organizadas pelas comissões técnicas e grupos de trabalho da própria ANTP. Haverá ainda 35 sessões de apresentação de trabalhos técnicos, além de um espaço para a apresentação de trabalhos sob a forma de pôsteres.

Na solenidade de encerramento, na tarde de 2 de outubro, haverá a apresentação da cidade do Rio de Janeiro como sede do 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e da VII INTRANS.

A comitiva de Macaé participará das visitas técnicas sobre “Sistema de Fiscalização de Trânsito” e “Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba”. Segundo o secretário Jorjão Siqueira o Congresso Brasileiro é uma oportunidade importante de acessar o cenário de transporte e trânsito, bastante intensos.

- A Secretaria de Mobilidade de Macaé vem consolidando boas práticas para aprimoramento do sistema de gestão de trânsito e transporte. Existem algumas cidades que são referências, a exemplo de Belo Horizonte, onde estivemos em julho; e Recife, que visitamos no último dia 21. Curitiba é um marco quando os assuntos são transporte e trânsito e acreditamos que excelentes experiências serão captadas nesta vivência nossa, salientou Jorjão, afirmando que o setor de engenharia realiza pesquisas de campo permanentemente a fim de revelar o perfil do tráfego e assim embasar estudos para ações no município.