Mobilidade inicia formação para agentes de trânsito

07/03/2016 16:40:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Capacitação busca aprimorar o serviço oferecido à população

O Curso de Capacitação e Atualização dos Agentes da Autoridade de Trânsito, visando a melhoria destes profissionais em sua atuação diária, foi iniciado nesta segunda-feira (7). O curso está sendo ministrado na Cidade Universitária para a primeira turma de composta por 33 agentes de trânsito. Esta nova formação é a primeira deste porte realizada no município e tem como objetivo aprimorar os serviços executados por eles.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, abriu o dia de aulas, desejando um período proveitoso de estudos para os agentes para que, consequentemente, cada vez mais se aprimore o serviço que é prestado à população.

- Esta é uma capacitação diferenciada, com conteúdo de qualidade e os agentes de trânsito devem aproveitar ao máximo para absorvê-lo. Este é um passo importante para uniformizar comportamentos e procedimentos, se atualizar das leis que regem o trânsito e melhorar cada vez mais no serviço que é prestado ao cidadão – disse o secretário.

Conteúdo - O curso foi aberto com as aulas sobre Noções de Direito. No entanto, ao longo da formação, os agentes também receberão aulas sobre Legislação de Trânsito; Infrações de Trânsito de Competência Municipal; Infrações de Trânsito de Competência Estadual; Legislação Penal e Processual Penal; Legislação de Trânsito; Operação de Trânsito; Sinalização de Trânsito; Direitos Humanos e Atendimento a Ocorrências de Trânsito.

Além destas, também fazem parte da grade do curso os tópicos: Noções de Engenharia de Trânsito; Técnicas de abordagem; Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente; Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal; Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização; Direção Defensiva em Situação de Emergência; Gerenciamento de Crises e Noções de Educação para o Trânsito.

- O que pretendemos com o curso é tentar deixar os agentes de trânsito em um nível ideal para que, todas as vezes que estiverem nas ruas, estejam preparados, com um conhecimento padrão. É levá-los a um patamar de informação que permita um salto de qualidade na relação com o cidadão, além de ampará-los com o conhecimento sobre as leis - explica o major da Polícia Militar de Santa Catarina, especialista em segurança pública e em direito e gestão de trânsito, José Onildo Truppel, que faz parte do corpo docente.

Aprovação – Os integrantes da primeira turma das quatro que serão formadas para o curso, já no primeiro dia de aula, aprovaram a iniciativa promovida pela Mobilidade Urbana. Para eles, o conhecimento adquirido será de grande utilidade em sua atuação:

- Trata-se de um momento ímpar a realização desta formação, pois o conhecimento é fundamental na área em que atuamos, já que lidamos diariamente com leis e nos reportamos diretamente ao cidadão – pontuou o coordenador de Trânsito, Adriano Barbosa.

O agente de trânsito Marcos Montalvão considera este um conteúdo importante para sua atuação, já que terá mais subsídios para atender o cidadão: “O que estamos aprendendo no curso será importante para o nosso dia a dia, já que nos deparamos com situações em que não podemos cometer erros. É fundamental, até mesmo como cidadão, saber sobre direitos e deveres”, opinou.


Fotos Relacionadas