Mobilidade urbana anuncia aferição de taxímetro em Macaé

06/11/2009 09:36:14 - Jornalista: Assessoria Mactran

A secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran realizou, na quinta-feira (5), uma reunião com os taxistas que atuam em Macaé. Durante o encontro, que buscou fortalecer o relacionamento entre órgão fiscalizador e os profissionais, foi anunciada a realização no município da aferição anual dos taxímetros, evitando o deslocamento dos táxis até o Rio de Janeiro, como acontecia anteriormente.

A aferição do taxímetro é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) e busca garantir aos usuários a cobrança correta na tarifas de táxi. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, a vinda deste procedimento para Macaé, além de ampliar o acesso evita o transtorno dos taxistas que tinham que ir até ao Rio.

- Buscamos atender uma solicitação da classe trazendo mais comodidade tanto para o taxista quanto para o usuário que tem a segurança de estar pagando um valor justo pela corrida, afirmou.
O subsecretário de trânsito, Marins de Oliveira, informou ainda do início da aferição anual dos taxímetros em 2009, que começa na próxima terça-feira (9) e vai até o dia 11 de novembro, na Mactran, com os custos arcados pela autarquia..

O encontro com taxistas, que compareceram em massa, oportunizou a apresentação de situações que vêm impactando o dia-a-dia da classe, como carros piratas circulando, fato que motivou a imediata criação de uma comissão com três representantes para permanente discussão e contato com a autarquia e secretaria.

O secretário Jorjão Siqueira apresentou situações referentes ao transporte da população, ressaltando o Metrô Macaé que vem sendo trabalhado arduamente pela gestão municipal para implementação.

- O governo trabalha para que a população tenha sua mobilidade eficiente. No dia-a-dia da secretaria e da autarquia temos de atuar com muitas frentes, como transporte público, fretamento, táxis, transporte escolar, situações sérias e que demandam tempo e responsabilidade. No que se refere a transporte de carga apresentamos a regulamentação após estudos minuciosos. Seguindo esta linha, pretendemos atuar no transporte escolar para que também tenha regras e padrões a seguir – disse, salientando a intenção de instalar coberturas nos pontos de táxis, nos moldes do que vem sendo implementado para os ônibus.

Jorjão Siqueira falou da negociação em andamento com a Fundação Departamento de Estrada e Rodagem (DER) para considerar a rodovia Amaral Peixoto como avenida, o que em muito otimizaria as ações emergenciais que a Mobilidade Urbana/Mactran quer implementar, como o uso do acostamento como pista.

Os taxistas apresentaram na oportunidade sugestões e queixas que serão trabalhadas pela comissão e com o subsecretário de Transporte Jorge de Jesus. A intenção, como frisou o presidente da Mactran, Moisés Moreira, é que haja estreitamento de relação para que assim como os demais setores de transporte do município, a parte referente a táxi também tenha a atenção necessária.

- É interesse do governo municipal alinhar ações com os prestadores de serviços na área de transporte, pois temos a missão e o compromisso de atender a população no que se refere a mobilidade urbana, disse.

Os taxistas encerraram a reunião recebendo a informação de que nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro a Mactran será mais tolerante na ocorrência de infrações que forem verificadas se cometidas para bom atendimento dos usuários. Segundo o secretário Jorjão Siqueira, considerando as festas de fim de ano e a temporada de verão, ocasiões em que o movimento é mais intenso na cidade de uma maneira geral, os agentes de trânsito receberão a orientação de desconsiderar situações em que fique evidente o atendimento ao cliente. Isso não quer dizer que avanços semafóricos e descumprimento ao Código Nacional de Trânsito serão ignorados.