Mobilidade Urbana anuncia metas de Educação no Trânsito para 2010

22/12/2009 16:22:15 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Para 2010, Programa Circulando no Trânsito terá inclusão dos alunos do 6º ao 9º ano

Campanhas com o tema “álcool versus direção” e “uso correto do capacete” e o atendimento a 12 mil alunos - oito mil do 6º ao 9º ano e quatro mil do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino – são as principais metas para 2010 do departamento de Educação no Trânsito da secretaria municipal de Mobilidade Urbana.

Além de palestras e peças a serem apresentadas no Circo Escola para alunos da rede municipal e particular, campanhas para o público em geral serão realizadas, com o objetivo de intensificar a conscientização de condutores e pedestres. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, ações estratégicas estão sendo planejadas para ampliar a atenção para a responsabilidade que se deve ter quando o assunto é segurança no trânsito.

- Para 2010 estamos aumentando as atividades do Programa Circulando no Trânsito com a inclusão dos alunos do 6º ao 9º ano. É importante reconhecer que só teremos de fato segurança no trânsito com a formação de cidadãos conscientes e, isso só acontece pela educação, afirma.

Criado em 2001, o programa já atendeu mais de 26 mil crianças. De acordo com a responsável pelo departamento, Josiana Wilme, o setor vai realizar campanhas específicas para condutores de motos que são vítimas de acidentes em número crescente, com a massificação de informações sobre o uso correto do capacete.

- O capacete deve obedecer à medida pessoal do condutor. O acessório deve estar bem ajustado à cabeça com a jugular igualmente ajustada, e utilização obrigatória da viseira. Com a adoção de medidas preventivas, é possível circular com segurança e preservar aquilo que temos de mais importante, a vida.

O setor realizou recentemente campanhas significativas na redução de acidentes, como “Prenda-se à Vida”, com os slogans “Se beber não dirija” e “Como conduzir crianças em veículo”, enfatizando a acomodação no banco traseiro e a colocação da cadeirinha para bebês, e outras ressaltando a obrigatoriedade do cinto de segurança.

O modelo adotado em Macaé segue exemplos de trabalhos que deram certo em cidades como Belo Horizonte, que é uma das pioneiras na criação de um departamento de educação no trânsito. O departamento atende também com palestras em instituições e empresas privadas os contatos podem ser feitos pelo telefone (2796-5250) ou por ofício entregue na sede da Mactran, na avenida Gastão Henrique Schueler, 1500, no bairro Botafogo.