Mobilidade Urbana e Detran fortalecem relacionamento

08/04/2009 15:55:39 - Jornalista: Luciene Rangel

O secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorge Tavares Siqueira, recebeu nesta quarta-feira (8) na Mactran, o gerente de Convênios e Contrato do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Marco Neiva. O objetivo foi discutir ações que contribuam para o bom relacionamento de estado e município com a integração de ações.

O Estado do Rio é um dos pioneiros na participação dos municípios na integração do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Cerca de 50% das cidades fluminenses possuem o trânsito municipalizado. Macaé atua frente a esta conquista através de parcerias e convênios com Detran. Segundo Marco Neiva a importância da participação municipal, além da integração, é o cumprimento de diretrizes nacionais que resultam principalmente na segurança.

- Hoje, muito se fala em mobilidade urbana, mas isso só é possível com a integração dos setores, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais. Com isso se cumpre o que está no Código Nacional de Trânsito, garantindo segurança viária com a intensificação de ações fiscalizadoras, afirma.

Durante a reunião, foi anunciada a realização do I Encontro de Trânsito da Baixada Litorânea, que terá Macaé como cidade sede do evento que acontecerá ainda neste primeiro semestre. Na oportunidade, cerca de nove prefeituras estarão reunidas com o Detran discutindo entre outros assuntos a municipalização do trânsito.

Para Jorge Siqueira, o alcance desta integração resulta em benefícios que impactam o dia a dia das pessoas. “Nosso compromisso tem sido o bem estar da população. Contar com o apoio do estado fortalece nossas ações e colabora para o encontro de melhorias em um trânsito dinâmico e intenso como o da nossa cidade”, conclui.