Mobilidade Urbana participa de encontro ferroviário em Paty do Alferes

14/09/2009 18:32:27 - Jornalista: Juliana Leal

Uma comitiva da secretaria municipal de Mobilidade Urbana esteve presente na última sexta-feira (11) no Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária em Paty do Alferes, no sul do estado, em que se discutiu, entre outros assuntos, a importância deste modal de transporte no país e seu aproveitamento como fomentador de cultura.

O encontro contou com a participação de ex-ferroviários que puderam acompanhar os novos caminhos que se buscam para o transporte ferroviário de passageiros, apresentado como uma nova oportunidade de turismo não só na cidade do Rio de Janeiro com também em regiões como Paty e Angra dos Reis, reforçando o aproveitamento das linhas férreas ainda existentes no estado.

Na oportunidade, o organizador do evento e Coordenador do grupo Fluminense de Preservação Ferroviária, Vitor José Ferreira, salientou a presença do secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorjão Siqueira, acrescentado que a implantação do Metrô em Macaé servirá não só como uma alternativa ao transporte público como também um atrativo turístico e cultural.

- Sem dúvida a presença deste tipo de transporte nas cidades desperta nas pessoas a curiosidade por resgatar algo que era comum há alguns anos, como andar de trem. É a modernidade de um sistema atrelada a todo um trabalho de resgate histórico.

Para Jorjão Siqueira, iniciativas como essas reforçam a importância do envolvimento das cidades em busca de soluções para o transporte urbano que hoje se tornou uma problemática em todo o país.
- Macaé desponta pelo alinhamento de uma visão mundial do aproveitamento do trem como complementação ao transporte público atual. Nossa iniciativa junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por intermédio do governo estadual, abre precedentes para que outras cidades enxerguem o transporte ferroviário como um recurso a mais no que se refere a transporte público, ressalta.