Mobilidade Urbana, Saúde e Educação: parceria para mais segurança no trânsito

09/03/2009 17:23:48 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Luiz Bispo

Próxima reunião será no dia 18

Um encontro realizado nesta segunda-feira (9) no auditório da Mactran reuniu as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e Defesa Civil, além de órgãos como Gabinete de Gestão Integrada, Câmara Permanente de Gestão e Procuradoria. O objetivo foi detalhar a participação conjunta dos setores municipais na busca de mais segurança no trânsito de Macaé.

Durante o encontro, o secretario municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, ressaltou a importância de um trabalho integrado para a diminuição dos índices de acidente.

- É necessário que possamos somar educação e saúde na construção de projetos que tenham como objetivo tornar o trânsito de nossa cidade mais seguro, afirmou, acrescentando que a inclusão de Macaé no GRSP (da sigla em inglês, Parceria Mundial de Segurança Viária) vem contribuir para o alcance de índices satisfatórios.

Para o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, é fundamental a inclusão de Macaé no GRPS. "Este é um dos principais instruimentos para conseguirmos reduzir o número de acidentes com vítimas fatais no nosso município", comentou.

Para a vice-prefeita e secretaria municipal de Educação, Marilena Garcia, o somatório de esforços tem como resultado imediato o bem estar do macaense. “Estamos dando mais um passo e sabemos que juntos podemos reunir idéias, formatar programas que tragam benefícios para a população, como a redução de acidentes de trânsito”.

Outra reunião já está marcada para o próximo dia 18 e contará com a presença do coordenar sênior do GRSP, José Carditas. Na oportunidade as secretarias e órgãos municipais que participarão deste trabalho integrado assinarão um termo de compromisso.

O GRSP é uma ONG, que foi criada em 1999 possuindo parceiros como as Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde, Cruz Vermelha, Shell, Toyota, Ford, atua em vários países da Europa, África, Ásia e América Latina, buscando meios de tornar o trânsito um lugar mais seguro. No Brasil, 20 cidades já aderiram ao projeto e Macaé foi incluída ao programa em 2006.

Participaram ainda da reunião o secretário municipal de Saúde, Eduardo Cardoso; o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Rômulo Campos; o gerente de Projeto, Jorge de Brito Batista; o Procurador Geral do Município, Sérgio Toledo; secretario municipal de Defesa Civil, Eric Schueler; assessora de estudos e projetos, Cláudia Márcia Manhães e a engenheira de trânsito, Maria Laysmeire Meireles.