Mobilidade Urbana também está na guerra contra o Aedes aegypti

02/03/2016 10:55:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Mobilização busca ampliar o combate ao mosquito na cidade

A Secretaria de Mobilidade Urbana, em apoio ao programa de combate ao Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Macaé, mobilizou sua força de trabalho na guerra contra o mosquito. Para isso, está realizando ações de conscientização entre a sua equipe e também difundindo informações em alguns pontos da cidade, utilizando painéis de mensagens variáveis (PMV’s). O objetivo é contribuir com a mobilização contra o transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e febre chikungunya para combater esta ameaça à saúde pública.

Os painéis luminosos foram posicionados em dois pontos de grande circulação de veículos e pedestres na cidade: na Rodovia Amaral Peixoto, altura da entrada do Bairro da Glória, e na Avenida Presidente Sodré (conhecida como Rua da Praia), no Centro. Os equipamentos estão transmitindo a mensagem “Mobilidade Urbana informa: Guerra contra o Aedes aegypti. Faça sua parte! Elimine água parada”.

Além disso, no prédio em que funciona a sua sede, a secretaria também distribuiu material para lembrar que todos têm um papel importante nesta guerra. Trata-se de um adesivo para que todos lembrem que os cuidados são fundamentais e não podem ser deixados de lado. Este adesivo também foi colocado em todas as viaturas que realizam o serviço operacional diariamente nas ruas, visando alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito.

Mobilização - A Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Subsecretaria de Posturas, também vem realizando uma importante ação no combate ao mosquito Aedes aegypti: o levantamento e a notificação aos donos de veículos em estado de abandono em vias públicas, além de recolher os que já notificados.

Esta fiscalização contempla não só aspectos de acessibilidade, mobilidade e segurança, mas também reflete na saúde pública, já que evita a proliferação de pragas e de focos com larvas do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika, febre chikungunya. Inclusive, este foi um dos aspectos levados em consideração para alterar o prazo que determina a retirada do veículo em estado de abandono das vias públicas por parte do proprietário. Agora, dependendo do diagnóstico da equipe, o veículo pode ser recolhido imediatamente.

Combate – Na guerra contra o Aedes aegypti, a Prefeitura de Macaé realiza ações diárias nos bairros, por meio da atuação dos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Entre estas ações estão mutirões, visitas domiciliares, controle químico com carro fumacê e aplicação de larvicida nos canais.

Outras secretarias também estão mobilizadas. Uma delas é a de Educação que realizou a campanha das escolas no “Dia D contra o mosquito Aedes aegypti”, nesta terça-feira (1º). Para incentivar a população no combate aos focos do mosquito, alunos da rede municipal fizeram trabalhos e se mobilizaram nos bairros das escolas.


Fotos Relacionadas