Mobilidade Urbana/Mactran anuncia agentes e ônibus extras no Fest Verão

06/01/2010 17:17:53 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Kaná Manhães

Efetivo da secretaria será distribuído nos pontos de acesso e locais de realização dos eventos

A secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran vai distribuir seu efetivo (agentes e fiscais) nos pontos de acesso e locais de realização dos eventos programados para o Fest Verão 2010 (janeiro e fevereiro), em sua maior parte nos fins-de-semana. Serão destinados 20 agentes extras e disponibilizados 50 ônibus para atender ao público dos shows, que serão realizados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Os eventos esportivos acontecerão no litoral - Arena dos Cavaleiros, Arena do Pecado, Praia do Pecado, Praia dos Cavaleiros, Praia da Imbetiba, Lagoa Imboassica – e no Parque da Cidade e Ginásio Municipal, a partir das 9h de sábado (9), até o dia 07 de fevereiro. Já os eventos musicais serão no Centro de Convenções, com entrada franca, a partir das 18h de sexta-feira (8), com programação até o dia 11 de fevereiro. O diretor de Fiscalização de Trânsito, João Michel, explica como a operação será desencadeada.

- Não haverá interdição de ruas, nem inversão de mãos. Os locais de realização dos eventos esportivos permanecerão com o efetivo normal de todos os dias. Como os organizadores dos eventos musicais prevêem um público médio diário de 40 mil pessoas; o Centro de Convenções vai contar com 20 agentes extras, além da escala normal, para ordenar o trânsito e ajudar os pedestres nas travessias, além de orientá-los na chegada e saída dos ônibus -, diz.

Segundo João Michel, o trabalho dos agentes em frente ao Centro de Convenções começa antes do início dos shows, e deverá encerrar-se em torno de uma hora após o término das apresentações, quando já deverá ter escoado todo o público.

De acordo com o diretor de Fiscalização de Transporte, Itacir Indicati, 50 ônibus sairão dos bairros com destino ao Parque de Exposições Latiff Mussi. No retorno, 15 carros farão Parque de Exposições/Terminal Central e 35 Terminal Central/Bairros, até uma hora após o término dos shows. O serviço dos “corujões” permanece.

Os táxis também terão uma área específica para embarque e desembarque de passageiros. Com relação aos eventos esportivos, haverá ônibus reserva para atender os usuários, conforme a demanda. Segundo Itacir, a fiscalização será intensificada. “Uma equipe vai fiscalizar ônibus, micro-ônibus, vans e táxis, de outros municípios, que não poderão circular com passageiro pelo município, podendo apenas deixá-los no local do evento”, ressalta.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, observou que a escolha de um só local para os shows permite um trabalho de condução mais concentrado em termos de trânsito e transporte, além de permitir o acompanhamento e orientação mais eficazes aos pedestres.

- Ao estabelecermos como ponto final dos ônibus a pista mais próxima do Centro de Convenções, nosso objetivo é preservar a integridade física dos pedestres, que não precisam se arriscar na travessia de três pistas para entrar no local dos shows, além da facilitação do trabalho de fiscalização do trânsito e transporte, que visa ao bem-estar da população em geral -, pontua.