Mobilidade Urbana/Mactran estimula a população a utilizar os serviços da Ouvidoria

29/10/2009 16:29:58 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Apesar do grande volume de solicitações – 794 só em setembro - à Ouvidoria da Mobilidade Urbana/Mactran pode ser melhor utilizada pela comunidade macaense. O secretário Jorjão Siqueira destaca a importância da população no processo e incentiva a sociedade a utilizar ainda mais os serviços do setor.

- Reformulamos a Ouvidoria para atender com rapidez e eficácia a população. Hoje, o setor tem como ouvidora uma advogada qualificada para o exercício da função e especializada em Direito do Consumidor. Pedimos aos macaenses que continuem a participar, utilizando a Ouvidoria, uma ferramenta criada para servir à população, através da qual a secretaria pode medir e direcionar seus serviços, afirmou o secretário.

Laiza Maria Ferreira, qualificada e certificada, com exame final, como ouvidora pelo Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-RJ), apresenta em números a participação da população em agosto e setembro.

- Em agosto e setembro o total de contatos foi de 1052, média de 525/mês. Só em setembro, recebemos 794 comunicações - via telefone, e-mail e pessoalmente - número bastante expressivo. Foram 467 reclamações, 44 sugestões, 95 pedidos, 17 denúncias e 171 informações. De fevereiro a julho, registramos 1.434 contatos, uma média de 239 por mês, enumerou.

Os dados por setor, no que se refere às reclamações, por exemplo, apresentam os seguinte números: 203 foram no setor de transporte, com resolução de 199, permanecendo quatro em aberto; no setor de trânsito, de 245, já foram resolvidas 234, ficando 11 em aberto; das 19 comunicações à JARI, todas foram resolvidas. “Conforme orientação do secretário Jorjão Siqueira, pedimos maior participação da população. Estamos em condições de atender a um número mais expressivo”, resaltou Laiza Maria.

O tempo de resposta e a qualidade dessa são fatores fundamentais no trabalho da Ouvidoria, que se divide em externa e interna.

- Para uma resposta mais rápida e de qualidade à população, os diversos setores internos estão afinados com a Ouvidoria, que também é o canal de comunicação que a empresa disponibiliza para o atendimento do quadro funcional. Incluem-se reclamações, elogios e sugestões, credibilidade dos membros que a compõem e as respostas, o sigilo, o respeito à informação. Exige-se, de cada setor, respostas rápidas para que a Ouvidoria retorne com rapidez ao cidadão, explicou a ouvidora.

A Ouvidoria funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o (22) 2762-7333; o site é www.mactran.rj.gov.br – clicar no link Ouvidoria. Para contato pessoal – visita do usuário – o endereço da sede da autarquia é Avenida Gastão Henrique Schüller nº 1.500, bairro Botafogo.