Módulo Plano Diretor encerra Curso de Agente Ambiental

25/05/2009 17:03:46 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Módulo foi ministrado por Hermeto Didonet

O Curso de Agente Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), realizado no Centro de Educação Ambiental e Comunitária (CEAC) da Agenda 21 será encerrado com o módulo sobre Plano Diretor. Nesta sexta-feira (29) será realizada a última aula de campo no estuário do Rio Macaé.

De acordo com informações do coordenador de Educação Ambiental, Paulo Sérgio Barcellos, o módulo sobre Plano Diretor foi ministrado pelo engenheiro Hermeto Didonet, da Coordenadoria Geral da Câmara Permanente de Gestão. Ele explicou que o curso foi formatado em 10 módulos, sendo três aulas práticas.

- O público é formado por guardas ambientais e representantes da sociedade civil indicados pela Agenda 21. Foram trabalhados diversos temas pertinentes desde março, como Diagnóstico Ambiental, Legislação Ambiental, Agenda 21, Aquecimento Global, Resíduos e Plano Diretor. Para a realização do curso foram mobilizados 11 profissionais atuantes nas diferentes áreas para serem instrutores, destacou.

Paulo Sérgio informou ainda, que nesta sexta-feira (29), acontece o último encontro, quando será realizada uma aula de campo no estuário do rio Macaé.

A formatura dos novos Agentes Ambientais acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), às 11h, no Paço Municipal. O planejamento é atender mais uma turma de 40 alunos no segundo semestre deste ano.

Agente Ambiental Mirim - Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Fronteira participam ativamente do Projeto Agente Ambiental Mirim da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) e Agenda 21 em parceria com o Cetep. Eles encaminharam ao prefeito Riverton Mussi documento com problemas ambientais que encontraram em sua comunidade.

- Os alunos, com o apoio de algumas secretarias e da coordenação, já realizaram algumas ações, como plantio de árvores na praça e trabalho de sensibilização dos moradores em relação ao lixo e dos cuidados que devemos ter com o Patrimônio Público. Os estudantes, que foram representados por quatro líderes escolhidos por eles, entregaram o documento para o representante do prefeito, o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, que elogiou a iniciativa, contou . Barcellos.

Os integrantes do grupo do PETI serão também certificado como Agentes Ambientais Mirins, no evento agendado para o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho, às 10h, no Paço Municipal.