Moradores dos Cajueiros ganharão nova unidade de saúde

10/04/2008 15:28:57 - Jornalista: Genimarta Oliveira

As obras da nova unidade do Programa Saúde da Família do bairro Cajueiros, em Macaé estão em ritmo acelerado. Esta semana, o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, fez uma visita ao local, para verificar o andamento dos serviços. “Esta é mais uma obra do governo municipal que tem como objetivo a melhoria da qualidade do atendimento e a implementação de novas políticas públicas de saúde”, garantiu.

O prédio abrigará os serviços do PSF e do projeto Farmácia Popular do Brasil, uma parceria dos governos Municipal e Federal. “A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento”, frisou.

A nova unidade do PSF Cajueiros terá 478 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Além dos serviços de fisioterapia, clínica geral, enfermagem e odontologia, a comunidade contará com atendimento de pediatria e ginecologia.

A parte física contará com três consultórios médicos, duas recepções, um consultório odontológico, sala e consultório de fisioterapia, enfermagem e auditório com capacidade para 60 pessoas. A previsão é de que a obra esteja pronta no final do primeiro semestre.

PSF - Além da equipe estabelecida pelo Ministério da Saúde com médico, enfermeiro, técnico, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, o Programa Saúde da Família de Macaé conta com os serviços de fisioterapia, odontologia, nutricionista e assistente social.

As equipes de saúde da família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.

O Programa Saúde da Família foi implantado no município em 1998, atualmente a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com cerca de 500 profissionais, o programa tem uma cobertura de 57% da população o que corresponde a 80.973 habitantes, um total de 23.279 famílias. Por mês, são realizadas, aproximadamente, 80 mil visitas domiciliares que englobam toda a equipe.