Motocross: piloto macaense domina o pódio em Rocha Leão

07/05/2009 11:30:11 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Fabiano foi destque na competição

A Liga Estadual de Motocross 2009 começou bem para Macaé. No domingo (3), o distrito Rocha Leão, em Rio das Ostras, recebeu centenas de pilotos de todas as partes do estado do Rio de Janeiro para a disputa da 1ª Etapa da Liga Estadual 2009, organizada pela Lemerj.

Dentre todos os pilotos um se destacou: o macaense Fabiano de Lima Bastos. Fabiano entrou para a história do campeonato da Liga Estadual de Motocross como o primeiro piloto a correr quatro categorias em um mesmo dia e, como se não fosse suficiente, ainda foi ao pódio em todas as baterias, faturando, nada menos, que os quatro troféus em uma só competição.

Segundo o piloto, o tempo estava excelente e a prova foi, praticamente, perfeita. Arquibancada cheia, sol e, o principal, a pista estava do jeito que os pilotos gostam.

A maratona de competição de Fabiano, que tem o patrocínio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Blow Power e Gordo Racing, começou pela categoria Força Livre dois tempos. Nesta Categoria, Fabiano usou uma moto de 500 cilindradas, a única moto de 500cc e motor 2 tempos do Brasil, cedida pelo seu patrocinador a Blow Power, especializada em motos e acessórios.

Logo na largada, a pressão da moto fez a diferença e Fabiano pulou para a primeira colocação e a partir daí foi só uma questão de tempo. O macaense abriu vantagem considerável e administrou o resultado até o final, vencendo de ponta a ponta a primeira prova do dia, com uma diferença de um minuto para o segundo colocado.

Logo após a bandeirada final, Fabiano correu para o gate de largada, onde estava seu mecânico segurando sua moto que já estava alinhada, esperando apenas a chegada do macaense para mais uma largada, desta vez pela categoria Sênior 33, para pilotos acima dos 33 anos.

- A transição foi difícil, pois sair de uma moto de alta potência de 2 T para outra forte também, mas com motos 4 tempos e 450 cilindradas", comentou o piloto que logo na largada saiu na segunda colocação. Já na terceira volta, o macaense ultrapassou o líder da corrida no ar. "O piloto adversário saltou mais aberto e eu saltei por dentro, passando praticamente no ar", comemorou fabiano que estava em um dia iluminado. A partir daí, Fabiano abriu uma vantagem de cerca de 40 segundos até a vitória, a segunda do dia.

Depois de duas vitórias na bagagem ele não estava satisfeito. O piloto ainda competiria mais duas provas até o final do dia. Na MX1, o macaense teve uma das disputas mais emocionantes de toda a competição. Largou em primeiro e protagonizou uma bela disputa com o atual campeão da MX1, Sérgio Monteiro. Fabiano andou mais da metade da prova em primeira e, faltando três voltas para o final, foi ultrapassado pelo adversário, mas, mesmo assim, o piloto manteve o combate até o final da prova e tentou dar o troco na última volta, saindo lado a lado na curva a poucos metros da chegada, cruzando a linha com uma diferença de apenas uma roda, levantando o público. -"Moto melhor, mais nova, mais leve e mais fácil de curvar, foi nesses detalhes de equipamento que o Paulo Monteiro me superou, foi um por uma roda, uma pena.", explicou o piloto macaense.

O incansável Fabiano de Lima Bastos ainda teve fôlego para disputar mais uma prova, desta vez, pela força livre, chegando na quarta colocação. O desgaste físico foi grande e na quarta prova do dia o corpo não tinha o mesmo vigor, mas o macaense subiu ao pódio mais uma vez, finalizando o domingo vitorioso, que entra para história da carreira do piloto e para história dos campeonatos estaduais da Lemerj.