Motoristas e pedestres devem estar atentos ao passar pela Rua Valparaíso

06/03/2015 13:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Desde a inauguração da nova orla dos Cavaleiros, o espaço destinado aos ciclistas foi ampliado, com a construção de ciclovias. Uma delas está localizada na Rua Valparaíso, que liga a Avenida Atlântica à Avenida Nossa Senhora da Glória. No total, são 324 metros de ciclovia, em complemento aos quase três mil metros de ciclovia da orla dos Cavaleiros. No entanto, quem trafega por esta via deve estar atento, devido alguns empreendimentos em fase de construção neste trecho.

Isso porque, após a realização de reuniões com a subsecretaria de Trânsito, para minimizar os riscos de acidentes, as empresas responsáveis pelas construções foram devidamente autorizadas a fazerem a carga e a descarga de materiais o mais próximo possível do canteiro de obras. Sendo assim, em alguns momentos, os caminhões que transportam estes materiais terão que fazer a parada sobre as faixas exclusivas para ciclistas, evitando um maior deslocamento de materiais pesados e também maiores transtornos ao fluxo de veículos.

No entanto, vale ressaltar que a medida visa a segurança de quem trafega pelo local. Ou seja, os veículos não poderão ficar parados por mais tempo que o necessário. Além disso, os demais veículos não estão autorizados a parar sobre a ciclovia. No caso de flagrante, o condutor infrator estará cometendo uma infração grave (cinco pontos), sujeita à penalidade de multa no valor de R$ 127,69 e remoção do veículo.