Mulheres da Paz tem curso de prevenção contra as drogas

17/05/2010 19:06:29 - Jornalista: Monica Torres

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas e a Coordenação de Projetos do Gabinete da Vice-Prefeita, promove nesta terça-feira (18), a partir das 13h, no Colégio Nosso Senhor dos Passos, no bairro Botafogo, o Curso Multiplicadores de Prevenção ao Uso de Drogas.

A capacitação é destinada às Mulheres da Paz, programa implantado nos bairros Malvinas e Botafogo, por meio de convênio com o Pronasci/Ministério da Justiça, formado por mulheres da comunidade que têm facilidade e articulação entre moradores e instituições, com a principal atribuição de apoiar famílias no resgate de jovens em situação de risco social.

A sub-tenente auxiliar adjunto de relações públicas do 32º BPM, Zoraya Brás, do Núcleo de Prevenção Primária, da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas é a palestrante desta terça-feira. Serão seis tardes, com muito debate e participação das mulheres para a resolução dos problemas comunitários relacionados às drogas.

- Será uma capacitação para empregar na comunidade conhecimentos sobre drogas; mas o que queremos com isso é contextualizar esta problemática na comunidade. Vamos também discutir o papel fundamental da família neste momento e de que forma pode ajudar a pessoa com problemas relacionados a drogas, informou.

Em Macaé, existe uma rede de mais de 20 instituições que trabalham a temática drogas e juventude, como os projetos Girassol e Gênesis, além dos Caps e dos Crass. A palestrante Zoraia Brás afirma: “Os fatores de proteção, com relação a drogas e outros males, podem ser localizados na própria comunidade e dela própria vir a solução. Não tem uma receita, é necessário muito diálogo e apoio.