Mulheres macaenses desejam inclusão digital

11/03/2005 17:29:15 - Jornalista:

Inclusão digital é o anseio da maior parte(37%) das 370 mulheres macaenses entrevistadas pela FUNEMAC na praça Veríssimo de Mello no Dia Internacional da Mulher, 08 de março. A Fundação, visando a uma possível disponibilização de cursos, com base nos dados da pesquisa, propôs às mulheres quatro áreas de interesse. Seguiram-se, após a informática, na ordem de preferência: 21% para alfabetização de adultos; 20.8% na função de recepcionistas; 19.9% na área comportamental e 1.3% de indecisas, em sua maioria com mais de 50 anos .

A tenda dos computadores atraiu 250 mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais, moradoras de todos os bairros de Macaé, que queriam manipular os computadores. A maioria pela primeira vez. Algumas contaram que seus filhos têm computador em casa, mas nunca tiveram a oportunidade de “clicar” uma letra sequer, limitando-se a tirar o pó do computador.

Em sua apreciação, ao final dos trabalhos, a equipe da FUNEMAC ressaltou a alegria de mulheres que colocaram as mãos num teclado pela primeira vez. “Com o apoio dos profissionais da equipe, as mulheres que nunca tiveram acesso ao computador puderam vencer o “medo” da máquina e chegaram a escrever pequenas mensagens. Muitas confessaram que estavam felizes por entrar “nesse novo mundo”, e pediam que a Prefeitura lhes desse outras oportunidades iguais.