Mulheres marcam presença no IX Encontro Nacional de Motociclistas

30/11/2008 21:44:47 - Jornalista: Thales Coutinho

No mundo das profissões, do esporte ou até mesmo nas relações do cotidiano, as mulheres ocupam um espaço cada vez maior. No IX Encontro Nacional de Motociclistas, realizado pela prefeitura e organizado pelo Moto Clube de Macaé, elas também marcaram presença. Deixando muito marmanjo para trás, as mulheres vão conquista seu lugar num terreno que antigamente era exclusivo dos homens: o motociclismo. O encerramento do evento acontece neste domingo (30), na praia dos Cavaleiros, com shows de rock, sorteios e apresentação de manobras radicais com a equipe Força & Ação e do Globo da Morte.

E nesta edição do Encontro, um recorde foi quebrado durante a exibição do Globo da Morte. Seis motociclistas participaram da atração radical, sendo uma integrante mulher. Isaura Torres, de tradicional família de motociclistas integrou a equipe que se apresentou para o público macaense. Para ela, que andou de moto pela primeira vez aos oito anos de idade e treina com o grupo há quatro, sua participação deixa muito homem de queixo caído.

– Ainda tem muita resistência com a participação da mulher no motociclismo, mas aos poucos e com o jeitinho feminino, vamos conseguindo mostrar que somos capazes. Além disso, a mulher trouxe um charme a mais ao motociclismo – contou Isaura.

Comprovando que elas chegaram para ficar no motociclismo, hoje em dia é comum ver mulheres andando de motos pelas ruas. Até mesmo os fabricantes enxergaram o crescente nicho de mercado, e tanto motos quanto equipamentos e acessórios ganharam itens femininos. Para a comerciante de artigos para motociclistas, Viviane Yamamoto, as vendas para as mulheres vêm crescendo bastante.

– Atualmente trabalhamos com uma linha exclusiva para mulheres, com capacetes, jaquetas, botas, luvas e outros acessórios. Recebemos uma grande procura porque as mulheres são mais vaidosas e preocupadas com a questão estética – afirmou Yamamoto.

Integrante do Moto Clube Macaé, Marluce de Freitas acredita que as mulheres ainda vão dividir espaço com os homens , deixando de ser apenas figurantes e quebrando preconceitos.

– Assim como em outros segmentos, o crescimento das mulheres é notório. É muito legal ver que o público feminino está começando a se interessar pelo motociclismo. Embora alguns moto clubes ainda adotem uma postura conservadora de não permitir a entrada das mulheres, a maioria é a favor da nossa participação. Inclusive, já existe moto clubes presididos por mulheres e até mesmo, moto clubes exclusivamente feminino – disse Marluce.