Mulheres na construção civil trabalharão no Mutirão da Educação

26/03/2010 10:26:53 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrou a importância do curso para mulheres

O “Mutirão da Educação” envolverá, além da Secretaria de Educação e seus projetos, as mulheres macaenses. Mas desta vez elas atuarão também na linha de frente, como profissionais da construção civil que trabalharão nas obras de reparos das escolas. A maioria delas será contratada, por meio do curso de construção civil oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

O curso foi oferecido, em novembro de 2009, com 100 vagas, distribuídas ente Básico de Alvenaria, Básico de Cerâmica-Piso, de Azulejo, Básico de Elétrica Residencial, Básico de Hidráulico e Básico de Pintura de Parede. As aulas foram ministradas nos pólos do Centro da Aroeira, Associação de Moradores do Visconde, Associação de Moradores do Lagomar, da Aroeira, Virgem Santa e do Novo Horizonte.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrou a importância do curso para mulheres na melhoria da qualidade de vida das famílias. “O homem, na maioria das vezes, já está inserido no mercado de trabalho, mas para a mulher as oportunidades são restritas, e quando aparecem são serviços que não interessam. Mas quando conseguem uma chance, colaboram na renda familiar e há uma melhora significativa na qualidade de vida”, explicou.

Para Elisabeth Rodrigues, de 47 anos, a oportunidade de fazer o curso foi muito boa. “Fiz mais de um curso”, comemorou. A aluna Teresa Bravo, 59 anos, concordou. “Eu acho que essa foi grande oportunidade. Poderemos usar os conhecimentos na nossa própria casa e, se possível, vamos poder ajudar a comunidade”, ressaltou.