Município amplia com o Estado parceria no setor agropecuário

01/08/2008 21:45:02 - Jornalista: Tiago Ferreira

A relação entre os governos municipal e estadual está cada vez mais estreita. Na noite desta sexta-feira (1º), durante a XXIX Expo Macaé, o secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, assinou os contratos do Programa Prosperar, de incentivo à agroindústria familiar. A cerimônia contou ainda com a presença da presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), Mariana Machado, e do secretário executivo de Pesca, José Carlos Bento.

Um dos beneficiados com a assinatura destes contratos do Prosperar foi o produtor macaense Marco Aurélio Chagas de Souza. Ele aplicará os recursos de R$ 50 mil, financiados pelo programa, para a aquisição de equipamentos que vão estruturar o seu entreposto de pescado, no bairro de Nova Brasília.

- Contratos deste tipo não seriam viáveis sem a parceria com os municípios. Relações assim que tornam possíveis implementar esses programas em cidades como Macaé, que tem enorme vocação no setor. O Prosperar é a menina dos olhos da Secretaria de Agricultura e é um dos maiores projetos da agroindústria familiar do Brasil - explicou Christino Áureo.

O secretário lembrou ainda que um convênio firmado com a Federação Estadual de Agricultura, com entendimento técnico da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Executiva do Interior, possibilitará a pavimentação de estradas não-pavimentadas, como a que ligar Bicuda Grande a Rio Dourado.

No mesmo evento, realizado no stand do Governo do Estado, Christino Áureo assinou a resolução criando a Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura, que atuará no âmbito do Conselho Estadual de Política Agrícola e Pesqueira. Reivindicação antiga do setor, o órgão atuará como um fórum para discussões técnicas, de políticas e estratégias para o desenvolvimento da produção e comercialização de ovinos no estado.

Para o presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Beda Inojosa de Andrade, a instalação dessa organização significa a integração de toda a cadeia produtiva, para radiografar o setor e verificar os gargalos existentes e como podem ser vencidos.

Novos núcleos de criadores vêm sendo instalados no território fluminense diante do crescente número de produtores interessados em ingressar na atividade. De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), atualmente existem no estado cerca de 160 produtores de ovinos filiados.