Município se articula com Ferrovia Centro Atlântico sobre obras

27/08/2009 13:56:21 - Jornalista: Izabel Monteiro

A Secretaria de obras Públicas (Semop) considerou proveitosa a ida de representantes da prefeitura, do Consórcio CBPO/Zadar e da Construtora Contagem Construções e Serviços a Belo Horizonte, esta semana, para uma reunião com o coordenador de Relações Públicas da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Leandro Marques. Na pauta, a necessidade que o município tem de que a FCA libere as obras sob a linha férrea, para dar prosseguimento às ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico da cidade.

Da secretaria de Obras Públicas, representou o município o engenheiro Sérgio Santos. Segundo ele, a FCA reconheceu a importância das obras para o município e dará a autorização provisória para que o município possa continuar as obras no Novo Cavaleiros e de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível situada nas proximidades da subida do Morro de Santana, no Miramar.

- Essa autorização é necessária porque essas áreas são de responsabilidade da FCA. Para instalar a quarta ponte, a intervenção será maior, porque ela terá que ser instalada sob a linha férrea, com retirada de parte dos trilhos. No Novo Cavaleiros, também a instalação das galerias pluviais ao lado da Rodovia Amaral Peixoto vão requerer a retirada dos trilhos durante as obras, disse Sérgio Santos.

A FCA ficou de enviar a Macaé uma equipe de fiscalização para acompanhar as ações. Ele colocou que, a partir da próxima semana, começa a mobilização do Consórcio CBPO/Zadar para a instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco.

O subsecretário de Obras Públicas, Neildo Manhães, disse que a FCA fez algumas exigências que já estão sendo cumpridas e que os projetos de Macaé foram analisados para a liberação das ações na linha férrea.

- Com a liberação, as ações sobre o canal Fábio Franco e no Novo Cavaleiros vão continuar, para que o município tenha o sucesso esperado no seu objetivo de acabar com os alagamentos em vários pontos da cidade. São obras importantes para a população porque têm como meta a melhoria da qualidade de vida, colocou o subsecretário.

Sobre a movimentação do consórcio CBPO/Zadar para a instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, o engenheiro do consórcio, Edílson Ferreira, disse que a partir da próxima semana a empresa já estará no local, preparando a área para dar início às obras. Ele lembrou que as placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte já estão construídas e com essa quarta ponte no local a vazão das águas pluviais nesse canal vão aumentar o fluxo das águas pluviais de apenas dois metros, para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região próxima.

Depois de instaladas as quatro pontes sobre o Canal Fábio Franco, as intervenções do Programa Água Limpa vão acontecer na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, onde será construído um, canal com seis metros de largura por dois metros de altura, e na avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna). Na Ayrton Senna, o canal de escoamento será totalmente refeito, com formato retangular e em concreto armado. Hoje, o canal - canalizado com tubulação Armco, de 2 mil milímetros – está com alto grau de assoreamento e rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.

Essas obras fazem parte do Programa Água Limpa, que envolve a macrodrenagem e saneamento do município, e que tem como objetivos eliminar os alagamentos que ocorrem em pontos críticos, principalmente nas áreas mais baixas, e coletar 100% do esgoto das residências, direcionando esse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).