Muro de contenção na Fronteira concluído e orla monitorada

26/08/2008 15:26:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé já concluiu a instalação do muro de contenção na orla entre a Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé, e a Fronteira. Na obra foram utilizadas pedras de grande porte, para evitar que a força das ondas invada as residências nesse trecho da orla. A extensão do muro é de cerca de mil metros em área onde as águas levaram ampla faixa de areia que servia de proteção natural para as casas.

De acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker, toda a área continua sendo monitorada pela prefeitura, principalmente porque nos meses de julho e setembro as ressacas são sempre mais fortes, com riscos maiores.

Segundo estudos realizados na orla da Praia da Barra até a Fronteira, a faixa de areia era de mais de 20 metros. Hoje, essa faixa está bem menor. “As ondas já batem forte no enroncamento de pedras, mesmo fora das fortes ressacas, o que demonstra a necessidade de um monitoramento e ajuste constante nas pedras”, disse o secretário Mário Bucker.

Pedras de mais de dois mil quilos foram usadas no muro

O enroncamento de pedras foi uma medida tomada pela prefeitura, seguindo orientações do Instituto de Pesquisas Hidrológicas (INPH) - órgão ligado ao Ministério de Transportes - que estuda a região desde 1982, acompanhando outros processos de erosão causados pelas correntes marítimas nessa área. Em 2006, o Instituto enviou a Macaé, por solicitação da secretaria de Obras, um técnico que, junto com equipe da secretaria, estudou o problema para encontrar a melhor solução.

As obras de construção começaram em 2006, após várias ressacas fortes ameaçarem a área da orla, derrubando algumas casas e causando riscos de desabamento de outros imóveis. No início, foram usados 220 caminhões de pedras, cada um levando em média 25 toneladas. Como a água continuava batendo forte, com risco para as construções à beira-mar, a secretaria colocou pedras de até dois mil quilos, fortalecendo o muro, para conter a força das ondas.

Três carretas trouxeram diariamente, várias vezes por dia, grandes pedras da Pedreira Imboassica para a construção. Foram empregadas só nos 700 metros iniciais, 43 mil toneladas ou 17 mil metros cúbicos de pedras, em 1.200 viagens de caminhão. Nos 300 metros restantes foram necessárias mais de 20 mil toneladas de pedras e cerca de 800 viagens de caminhão.

Para trazer as pedras ao local, a prefeitura utilizou frete especial e as carretas, que precisavam atravessar a cidade, de Imboassica até a Barra, foram acompanhadas por batedor da secretaria de Transporte e Trânsito, para evitar problemas no trânsito.