Mutirão de Limpeza realiza ação na Nova Holanda

16/06/2008 13:03:59 - Jornalista: Liliane Barboza

Equipes da prefeitura de Macaé recolheram duas toneladas e meia de lixo, durante o quinto mutirão do “Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental”, realizado na manhã deste sábado (14). A ação foi realizada em um trecho do canal Campos-Macaé e em algumas ruas do bairro Nova Holanda.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Márcio Galardo, considera o trabalho de conscientização fundamental para a preservação do patrimônio ambiental do município.

- Esse é um programa do governo Riverton Mussi que foi implementado na gestão do ex-secretário Henrique Emery, e estamos dando continuidade. Além da limpeza de fato nos locais das ações, nós realizamos um trabalho de sensibilização nas comunidades, informou. Ele adiantou que o próximo mutirão será em julho, no Parque Nacional de Jurubatiba, no bairro Lagomar.

O secretário de Pesca, José Carlos Bento estava presente no evento e acha importante que o governo municipal realize ações como essas.

- A participação como cidadão também é importante, pois cada um deve fazer a sua parte. A ação de hoje é apenas o início de muitas ações. A prefeitura de Macaé está muito preocupada com as questões ambientais e com a quantidade de lixo jogadas no Rio, ressaltou.

O evento contou também com a presença do ex-secretário Henrique Emery e atual presidente da ONG Amigos e Defensores da Lagoa de Imboassica (Adlim). Ele elogiou a iniciativa da prefeitura e a participação de outras secretarias na ação.

- O programa não teria o êxito sem a participação de todos. Da comunidade, dos estagiários, para garantir dessa forma um trabalho de educação ambiental que visa principalmente manter todo o patrimônio limpo, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos, declarou.

O quinto mutirão contou com a participação de uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria Especial de Saúde. Enquanto um grupo recolhia o lixo, o outro entregava folders explicativos, de como se evitar que mosquito aedes aegypti se prolifere, bem como roedores.

Foi realizada também a apresentação de um esquete teatral apresentada pelo grupo “Estamos Aí” da Fundação Macaé de Cultura.


Iniciativa elogiada


O pintor naval José Gomes morador do bairro Barra de Macaé, mas, freqüentador assíduo da Nova Holanda, elogiou a iniciativa da prefeitura de Macaé.

- Achei excelente a realização desse evento no bairro Nova Holanda. É a primeira vez que vejo um mutirão como esse acontecer aqui. Infelizmente muitas pessoas não têm consciência e jogam lixo nos rios, lamentou.

A vendedora de peixes que trabalha todos os dias à beira do rio, Maria das Graças Mendonça, também elogiou o programa e disse que iniciativas como essa ajudam a limpar o local.

- A gente vê muitas pessoas que não têm respeito à natureza e jogam diariamente lixo no rio. No local onde trabalho procuro mantê-lo limpo, disse.

O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança, Alcimar Carvalho de Souza, mais conhecido como Cavalo, disse que acha importante mutirões como esse. “Seria bom que isso pudesse acontecer pelo menos uma vez por mês, para que a comunidade tivesse mais consciência e protegesse o meio ambiente”, sugeriu.

O programa contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Obras (Semob), Serviços Públicos (Semusp), Educação (Semed), Comunicação Social (Secom), Saúde (Semusa), Trabalho e Renda (Semtre), Defesa Civil, Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Fundação Macaé de Cultura, Colônia e Associação de Pescadores, Petrobras e Associação de Moradores da Nova Holanda.