Mutirão Minha Escola Querida neste sábado na Nova Holanda

03/07/2009 17:02:14 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom

Mutirão começou na escola Wanderley Quintino

O Mutirão Minha Escola Querida vai estar neste sábado e domingo na Escola Municipal Christos Jean Kousoulas,na Nova Holanda. Diversas atividades serão desenvolvidas por secretarias municipais, que, com a parceria do voluntariado empresarial e da comunidade, irão fazer a revitalização da escola. A concentração dos participantes será na ponte da entrada do bairro Nova Holanda, neste sábado, às 8h, com a banda de música do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, seguido de apresentação da Capoeira Novo Horizonte do mestre Dino.

Ainda na abertura, será feita uma homenagem à família Crhistos e uma apresentação do grupo de dança de rua do projeto Arte Luz. Izabelle Koussoulas, filha de Crhistos estará desenvolvendo um trabalho com uma oficina de bordados para a população. A Secretaria de Fazenda e a Receita Federal estarão no Mutirão com atividades voltadas para a Educação Fiscal como o Programa da Receita Federal, desenvolvido em parceria com a Educação.

Já a Secretaria de Saúde participa com o programa de Saúde Bucal “Vamos salvar o mundo das cáries” e campanha de homeopatia contra a dengue. A Secretaria de Educação também irá proporcionar recreação com oficina de teatro, criação de bolas, brincadeiras com os palhaços, dobraduras, colagens e pinturas. O NUAM vai estar com oficinas infantis de reciclados. A Secretaria de Meio Ambiente irá fazer os trabalhos de jardinagem e poda de árvores.

O programa da Secretaria de Educação também tem atraído o voluntariado empresarial. A empresa Oficina Brasil colaborou com o Mutirão doando as grades do jardim e um corrimão de ferro. A Alphatec doou espelhos para as salas de aula, a empresa Aliminas cedeu cem lanches, o supermercado J. Pavani doou 300 lanches, a empresa Coan colabora com os almoços, a Associação Comercial e Industrial (ACIM) com refrigerantes e água, a padaria Ciabata com os pães, a loja Flamboyan doou tecidos, a empresa Cor e Car cedeu tintas e a M.Alves Empreendimentos deu a mão de obra voluntária.

Para o segundo e último dia do evento, além do resultado da pintura e revitalização da escola com o trabalho das costureiras, artesãs e grafiteiros, haverá a confecção do painel de mãos titulado “ Mãos que trabalham” e o encerramento com a apresentação do coral da Escola Municipal Zelita Rocha cantando os hinos nacional e de Macaé seguido do hasteamento das bandeiras.

MUTIRÃ0 - O programa consiste em um mutirão de dois dias, onde voluntários fazem a melhoria da infra-estrutura física do espaço escolar através de pinturas, recuperação do jardim, confecção de cortinas, limpeza, recuperação de telhas, forros, paredes, teto, piso, luminárias, entre outras ações.
Lançado na Escola Wanderley Quintino no bairro Malvinas, dia 30 de maio, o programa foi um sucesso de adesão. Professores, funcionários, diretores, pais, alunos, pessoas da comunidade e demais voluntários fizeram em dois dias um verdadeiro “antes e depois” na escola.

A secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia ressaltou que as reformas estão acontecendo nas escolas desde janeiro com empresas fazendo as emergências, no entanto o mutirão é diferente porque é feito pelo voluntariado. “Vai além das melhorias físicas. Estamos desenvolvendo uma campanha para que todos se reconheçam como parte integrante da escola, trazendo a comunidade para dentro da escola”, explicou.