Mutirão Minha Escola Querida no Aeroporto neste final de semana

27/08/2009 16:54:45 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Marilena se reuniu com a comunidade do Aeroporto

A Secretaria de Educação de Macaé promove neste final de semana a terceira edição do Mutirão Minha Escola Querida, na Escola Municipal Zelita Rocha, no Parque Aeroporto, a partir das 8h deste sábado (29). Foram feitas reuniões mobilizando a comunidade, funcionários e pais de alunos. Cerca de 30 comerciantes locais e empresas já aderiram ao evento. Estão sendo esperadas mais de 100 pessoas como mão-de-obra voluntária nos dois dias. As escolas que já participaram do projeto foram as do Botafogo (Wanderley Quintino Teixeira) e da Nova Holanda (Christos Jean Kousoulas).

A concentração para a abertura do programa Minha Escola Querida vai ser às 8h na Praça do bairro Aeroporto, onde os participantes estarão levando faixas de agradecimentos aos parceiros, comércio local, e empresas voluntárias, acompanhados da banda Oscar Cordeiro. Em seguida, será iniciada a pintura e revitalização da escola que contará também com o trabalho das costureiras, artesãs e dos grafiteiros. A proposta é entregar uma escola totalmente nova para a comunidade no domingo (30).

Na programação, haverá a participação da Casa do Caminho, do Grupo Amor da terceira idade do Aeroporto, da Secretaria Municipal de Saúde com o projeto Saúde Bucal “Vamos salvar o mundo das Cáries” e homeopatia contra a dengue, a Secretaria Municipal de Educação oferecendo oficinas de criações com bolas, brincando com os palhaços, dobraduras, colagens, pinturas, movimentando idéias; a Cooperativa de artesãos, os Contadores de Histórias, a União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), o projeto Art Luz com balé, o cantor gospel Josélio Aguiar, entre outras atrações e apresentações.

A coordenadora Sônia Terezinha informou que no domingo a programação do Mutirão prossegue com a conclusão da pintura e revitalização da escola, as atrações do sábado e colocação das cortinas, confecção das Iquebana, enfeites das cortinas, móbilis, o coral de estudantes, a participação da Secretaria Municipal de Fazenda e da Receita Federal com atividades lúdicas como mini-palestras, feirinha dos impostos e distribuição de Kit`s (lápis de cor, canetas, réguas, e cartilhas educativas), Exposição “Contando a história da escola”, Oficina de bordados com Izabelle Kousoulas, filha de Jean Christos Kousoulas, nome da escola na Nova Holanda que recebeu o segundo mutirão, Painel “Mãos que trabalham”, a participação da psicanalista Sueli Losada com biodança e da LIECAM com o Hino Nacional e o Hino de Macaé.

Histórico - As escolas Wanderley Quintino nas Malvinas, Jean Christos Kousoulas, na Nova Holanda, foram as primeiras a receberem o projeto Minha Escola Querida. O sucesso foi tamanho que a mobilização voluntária foi feita por iniciativa própria no CEMEAES 4. Outras escolas e empresas viram no Mutirão uma oportunidade de integração e revitalização e por iniciativa própria resolveram aderir a idéia como foi o caso do CEMEAES 4, CIEP Maringá e a Escola Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa; sendo esta última envolvendo a participação da empresa CAVO pertencente ao grupo Camargo Corrêa.

Ao final do mutirão, os profissionais da secretaria de Educação continuam mantendo contato com a escola acompanhando a mudança positiva que a mobilização possibilitou para a comunidade. Na escola Christos a reforma transformou o dia a dia de todos. Rosângela Ribeiro da Silva, mãe do aluno Estevam de três anos, gostou das novas cores e elogiou o visual da escola. “Ficou tudo muito bonito, melhorou muito”, elogiou.

Os professores também ficaram admirados com o resultado do mutirão e não escondem até hoje o sorriso de satisfação. A professora Marta Carneiro afirmou que a reforma proporcionou mais satisfação no trabalho. “Eu trabalho como professora há anos e nunca vi uma reforma assim em uma escola municipal. É uma satisfação muito grande, pois os professores se sentem valorizados. A sensação é que estamos em uma escola nova”, disse.

Os resultados positivos obtidos com a mobilização têm atraído cada vez mais voluntários e parceiros para o mutirão, que passou a ser reconhecido como um grande exercício de cidadania e integração junto com a comunidade e instituição. “Trata-se de dois dias de completa integração, cheio de atividades artísticas, culturais e recreativas onde a comunidade se conscientiza do pertencimento que possui sobre a escola de sua localidade”, explicou Marilena Garcia.

COMÉRCIOS E EMPRESAS VOLUNTÁRIAS

- BLASTING (doou uma TV)
- GEAC – Igreja Adventista (Voluntários antes e durante)
- Supermercado Litoral (doação de lanches para os dois dias de mutirão)
- M.Alves (pintores)
- Restaurante Magalhães (10 almoços)
- Restaurante Milênio (05 almoços)
- Frigideira do Zé ( 05 almoços - doarão almoço para voluntários do dia 23/08 antes do mutirão)
- Empresa SOS Predial (fará a higienização da cisterna da escola - bombeiro voluntário)
- Igreja Metodista Wesleyana da Malvina (Voluntários antes e durante)
- ACIM (água)
- Aliminas Refeições coletivas ( descartáveis - pratos, garfos e copos)
- Supermercado Aeroporto (doação de 100 metros de tecido para cortinas)
- Paulão Mat. de Construção-- (06 pincéis e 02 rolos de fita crepe)
- Bar e Restaurante Aconchego (10 almoços)
- Mota Mat.Construção –(10 lixas e 02 pincéis)
- Casa Nossa –(03 litros de água Arrais e 03 pincéis)
- Depósito de Bebidas Bahia (12 garrafas de refrigerante)
- UTC Engenharia (100 metros )
- Serralheria Alumar ( todos os serviços conexos serão gratuitos) orçamento inicial R$2.800,00
- Papelaria Sol e Mar (03 tapetes emborrachado para sala de leitura, 2 quadros brancos,02 quadros de cortiça,filmes infantis e livros infantis)
- Lava Jato Aeroporto (lavar telhado)
- LIECAM (encerramento)
- Vidraçaria Macaé (reposição dos vidros quebrados)