Mutirão “faz escola” e mobiliza os demais setores do município

20/07/2009 10:33:28 - Jornalista: Waleska Freire

A experiência integradora e cidadã promovida pelo “Mutirão minha escola querida” da secretaria de Educação de Macaé vem atraindo cada vez mais voluntários e órgãos municipais interessados em fazer nos seus espaços a mesma mobilização. No dia 8 de agosto, o Centro Municipal Especialização e Apoio ao Escolar 4 (Cemeaes) realizará seu primeiro mutirão com o apoio de toda a rede de ensino. As atividades terão início às 7h com a presença da secretária de Educação e também vice-prefeita Marilena Garcia.

Os detalhes sobre a parceria foram acertados na última semana (15) durante encontro entre a secretária e o superintendente geral do centro, Anderson Rangel Campos. Para ele, o apoio da rede no mutirão reforça a proposta de integração e promoção de cidadania que a secretaria de Educação vem incentivando. “Sem essa parceria nosso trabalho não estaria completo. Com o mutirão percebemos quanto podemos integrar diferentes propostas em uma única atividade”, explicou.

O superintendente disse ainda que a idéia de buscar a participação da rede nos mutirões do Cemeaes surgiu após a constatação dos resultados positivos que a sociedade tem feito a respeito, tanto sobre a participação da comunidade local, como dos próprios profissionais das escolas, além pais e alunos. “Todos estão satisfeitos com o projeto do mutirão. E nós enquanto centro vinculado à secretaria não poderíamos ficar de fora. Queremos fazer parte desse movimento”, completou.

Marilena disse estar satisfeita com o retorno positivo que a rede municipal de ensino tem demonstrado com os mutirões. “A experiência é inovadora e cada vez mais incentivadora. A cada etapa conseguimos mais voluntários, mais apoiadores e pessoas abertas em exercerem a sua cidadania. Com a parceria com o Cemeaes atingiremos mais pessoas comprometidas com a mudança que queremos levar no município”, ressaltou.

Alguns centros já realizaram algumas movimentações como o Cemeaes 5, da Barra e Cemeaes 3, da Serra. Os resultados foram positivos e também envolveu a comunidade, com cerca de 20 a 30 participantes em um dia de integração. O Cemeaes realiza mensalmente cerca de 23 mil atendimentos em um dos seus setores. São atendidos jovens na faixa etária entre 10 a 16 anos e portadores de necessidades especiais, que são encaminhados ao centro, através de orientação médica ou escolar. Entre as atividades oferecidas, estão natação, alongamento, futebol, ginástica rítmica, fisioterapia, aulas de reforço, fonoaudiólogo, atendimento psicológico, entre outros.

A equipe interdisciplinar do Cemeaes é formada por professores, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O padrão de atendimento é individualizado, com hora marcada, transporte gratuito oferecido pela prefeitura para os casos mais graves e carentes e alimentação no local de atendimento.