Na Semana da Criança, alunos da rede de ensino ganham mais uma escola

08/10/2009 17:58:56 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Com esta iniciativa, a rede amplia para 700 o número de alunos da educação infantil assistidos com novas salas e imóveis próprios

Foi inaugurada nessa quarta-feira (7) mais uma unidade de ensino da Secretaria de Educação de Macaé: o anexo infantil do CIEP 455 Maringá, no bairro Campo do Oeste. Com esta iniciativa, a rede amplia para 700 o número de alunos da educação infantil assistidos com novas salas e imóveis próprios.

O novo espaço possui três salas de aula com seis turmas e cozinha própria para atender os mais de 93 alunos da instituição. A inauguração contou com a presença da secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, o secretário de Meio Ambiente Maxwell Vaz, a direção do Ciep Maringá além de autoridades locais e a classe escolar.

A efetivação do espaço para o anexo ao Ciep surgiu por iniciativa de professores e da comunidade escolar. O local era ocioso levando pais, alunos e moradores a se mobilizarem em prol de um mutirão. Influenciados pelo programa “Mutirão Minha Escola Querida”, mais de 35 pessoas conseguiram recuperar a área com pintura e limpeza do terreno e a secretaria disponibilizou toda a estrutura escolar necessária para a implantação no novo espaço infantil.

A diretora da escola Angelita Silva de Oliveria de Paula declarou em seu pronunciamento da integração entre os estudantes e professores com a comunidade escolar. “Estamos orgulhosos de nosso trabalho e estaremos sempre dispostos a transformar nossa escola em um espaço cada vez mais accessível e melhor para todos nós”, comentou.

Já a secretária Marilena Garcia afirmou que a equipe tem se destacado pela união de esforços em prol da melhoria da rede de ensino. “Todos estão dando uma lição de comprometimento com a educação de Macaé e com as iniciativas de melhoria das escolas. Temos obtidos grandes resultados com essas ações”, disse ela, acrescentando que todos os quatro espaços abertos este ano, são originários de locais já pertencentes ao município, evitando assim a contratação de aluguéis.

Na manhã do mesmo dia foi aberto o espaço infantil do Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, no Trapiche. A unidade de educação infantil possui salas de aula amplas, sala de informática, um refeitório, dois banheiros e passa atender 37 alunos.

No mês de julho, a prefeitura entregou outras duas escolas: a Escola Municipal de Educação Infantil Profª Laura Sueli de Campos Bacelar, situada na Rua do Caminho, 500 e a Escola Municipal Professora Iracy Pinheiro Marques no bairro Barra de Macaé, situada na antiga Agrape.

Para este ano o município pretende concluir a reforma de mais de 13 escolas iniciadas em fevereiro. Para os próximos anos, a prefeitura irá investir na construção de mais escolas, atendendo à demanda crescente de alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.