Nos passos de Darwin: divulgação sobre passagem de cientista continuam

08/04/2009 17:14:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Em Macaé,placa está na Avenida Presidente Sodré

O organizador da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Machado, esteve reunido com representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia, no Rio. O objetivo da reunião foi dar continuidade às divulgações sobre a passagem do evolucionista inglês Charles Darwin, que percorreu o estado do Rio de Janeiro há 177 anos, em 1832.

- Estaremos na semana que vem realizando um ato de divulgação na placa em homenagem a passagem do ambientalista britânico por nossa cidade e que muito contribuiu para o estudo da evolução das espécies. Lembramos que quem quiser visitar a placa, ela se encontra em frente ao Prédio da Prefeitura Municipal, na conhecida Rua da Praia, a Avenida Presidente Feliciano Sodré, próximo ao número 546, conta Machado.

Ainda para este ano, a equipe de representantes municipais das cidades em que Charles Darwin passou no Estado do Rio de Janeiro traçou vários projetos e começará a sua divulgação.

- Entre estes projetos teremos palestras para os professores do Ensino Médio e Ensino Fundamental de todo o município, realizaremos em novembro a Semana Intermunicipal de Darwin. No dia 24 de novembro, comemoraremos os 150 anos do lançamento do Livro Origens das Espécies, explica ele.

Marcelo acrescenta que haverá uma palestra para os guardas municipais, agentes de trânsito e Secretaria de Turismo, a ser agendada, de forma a divulgar e orientar as pessoas onde está localizada a Placa Comemorativa à passagem de Charles Darwin em Macaé. “Pois, muitos comentaram que quando chegam nas cidades em que Darwin passou os agentes e guardas não têm conhecimento da localização das placas”, justifica o coordenador da Femacti.

- Teremos também seções de vídeos abertas à comunidade sobre a Evolução das Espécies e acerca de Charles Darwin, seguidas de debate. Além disso, estaremos preparando uma premiação especial e divulgação de trabalhos sobre Charles Darwin que será exibida na Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação, de onde serão selecionados trabalhos a serem enviados para a Semana Intermunicipal de Darwin no Rio de Janeiro – relata Marcelo.

Ele lembra ainda que atualmente existem algumas sinalizações na entrada da Lagoa de Imboassica e na entrada de Macaé, na BR-101, sentido Rio x Campos, sinalizando para o Centro de Macaé, sobre os Caminhos de Darwin. “Pretendemos aumentar esta divulgação”, afirma.

- Haverá caminhada, cavalgada e outros eventos no sentido de percorrer alguns trechos que Darwin percorreu em nossa região. Teremos muitas atividades e queremos mostrar a importância desta passagem de Darwin em Macaé, passagem esta uma das que o motivou a estudar a evolução das espécies e aproveitar para divulgar Macaé no cenário mundial. Sabemos que hoje temos pacotes de excursão sendo vendidos na Europa os quais percorrem os caminhos de Darwin.