Nossas Árvores: meta é plantar cinco mil mudas no perímetro urbano, em 2008

07/05/2008 15:48:36 - Jornalista: Liliane Barboza

Cerca de 800 mudas de árvores já foram plantadas em vários bairros de Macaé, neste ano, pelo projeto "Cuidando das Nossas Árvores", desenvolvido pela prefeitura. Entre as espécies estão sibipiruna, ipê, pau-brasil e quarismeira. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Márcio Galardo, em 2008, o projeto tem como meta plantar, pelo menos, cinco mil mudas dentro do perímetro urbano. Segundo ele, nos anos anteriores durante o governo Riverton Mussi, já foram plantadas em média cinco mil mudas de espécies nativas.

- O plantio dessas árvores possibilita a redução de partículas de monóxido de carbono, ruídos, para a preservação da fauna e flora, além de proporcionar melhor qualidade de vida para todos, ressalta Galardo.

O coordenador geral de Arborização e Paisagismo, Leandro Guedes, da secretaria executiva de Meio Ambiente (Sema) conta que vários bairros foram contemplados pelo projeto, entre eles, Mirante da Lagoa, Novo Cavaleiros, Jardim Santo Antônio e Imbetiba. "Nós também estamos realizando um trabalho de recuperação da vegetação no distrito do Sana, na região serrana de Macaé, onde já foram plantadas três mil mudas. A intenção é de que em breve possamos plantar mais mil árvores", conta.

Ele explica que durante o trabalho de plantio, os técnicos da Sema realizam uma avaliação para saber quais as espécies apropriadas para cada local. Além de plantar árvores, é feito o serviço de poda e corte. "Seria bom se todos quisessem plantar uma árvore em frente de suas casas", observa.

Leandro Guedes acrescenta que o município teve uma grande vitória no final do ano passado, quando foi aprovada pela Câmara Municipal de Macaé, por unanimidade, a Lei 3010 que trata da Arborização Urbana e Paisagismo no município.

- Todo empreendedor que construir em Macaé ficará obrigado a arborizar todas as ruas. O habite-se tem que obedecer as medidas compensatórias como, por exemplo, doação de mudas para arborização urbana. Os cortes realizados no município têm que ter autorização da secretaria de Meio Ambiente – informa.

Mais informações e solicitações de serviços podem ser obtidas pelo telefone da secretaria executiva de Meio Ambiente: 2762-4802.