Nota de esclarecimento - Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda

27/03/2022 16:44:00 - Jornalista: Equipe Trabalho e Renda

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, prezando pela transparência na informação, presta os seguintes esclarecimentos a respeito da publicação feita sobre as vagas de Jovem Aprendiz divulgadas no site da prefeitura:

Consideramos importante esclarecer como funciona o processo de atração de vagas e seleção de candidatos através da Secretaria. Primeiramente, destacamos que uma empresa pode a qualquer momento se cadastrar no site da Secretaria em busca de candidatos, bastando informar o número de vagas disponíveis e o perfil desejável para aquela vaga. A empresa também informa no sistema o número total de quantos candidatos ela deseja entrevistar. Assim, o candidato interessado, estando dentro do perfil informado no mural de vagas e de posse dos documentos exigidos, comparece à sede da Central do Trabalhador de Macaé para retirar o encaminhamento. O encaminhamento é um documento que garante à empresa que o candidato possua os pré-requisitos necessários ao processo de seleção e entrevista. Portanto, uma vez que o número de encaminhamentos determinados pela empresa é atingido, a vaga sai automaticamente do sistema.

Sobre as oportunidades de Jovem Aprendiz, as vagas foram lançadas via sistema antes da publicação da matéria no site, uma vez que é a empresa que acessa nosso sistema e lança as vagas e informa à Secretaria um prazo mínimo que deseja que a vaga seja divulgada em seu mural. Desse modo, além da divulgação nas mídias sociais, as vagas semanais que ficam disponíveis no site da Secretaria também são impressas e disponibilizadas na Central do Trabalhador, onde o cidadão ao chegar ao local, verá a vaga semanal a qual deseja se candidatar no ambiente interno e externo da CTM. Ou seja, além da divulgação nos canais oficiais da Prefeitura de Macaé e da imprensa, há a divulgação presencial também.

Para essas vagas, foram recebidos diversos candidatos em tempo recorde, com uma procura presencial 150% maior que o esperado. Neste caso, uma vez que o total de encaminhamentos já alcançou o limite informado pela empresa, o sistema impede a retirada de novos encaminhamentos, a menos que a empresa informe posteriormente que deseja entrevistar mais candidatos, fazendo com que a vaga retorne ao sistema. Por isso é tão importante o acesso diário ao mural de vagas no site da prefeitura: macae.rj.gov.br.

Tão logo foi observado o preenchimento do total de vagas de encaminhamentos para as vagas do Jovem Aprendiz, foi publicada uma matéria esclarecendo que o total de vagas no sistema havia sido atingido, uma vez que a Secretaria não pode encaminhar um número maior de candidatos que o desejável pela empresa.

Sobre as datas informadas, houve um equívoco na informação que foi corrigido no mesmo dia da publicação da matéria. Porém, muitas pessoas não verificaram a correção, o que ocasionou transtornos e, por isso, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda veio a público trazer os devidos esclarecimentos.

Por fim, é importante esclarecer que quem determina o prazo de duração de divulgação da vaga no sistema é sempre a empresa. Ela informa por quanto tempo deseja que seja divulgado, bem como quantas pessoas deseja entrevistar.

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda reitera que vem atuando intensamente, estreitando o relacionamento com as empresas do município, além de parcerias com entidades que atuam com programas de estágio e aprendizagem, e, periodicamente realiza a divulgação de vagas desta natureza.

A Secretaria destaca ainda que a preocupação da equipe com o bem-estar do trabalhador e da população é prioridade da pasta.