Nova diretoria da Cipa é empossada

17/09/2008 09:59:24 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da prefeitura, tomou posse na tarde desta terça-feira (16), na sede da Cipa, na Rua Dr. Télio Barreto 730, Centro. O presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo, o vice-presidente Luiz Carlos Castro e um grupo de funcionários vão ocupar o cargo até 2010.

Segundo Augusto Francisco Adolfo, os objetivos da gestão que assume são colocar sinalização nas repartições, promover o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para evitar doenças de trabalho. Além disso, ele quer disseminar entre os profissionais do serviço público noções eficazes de combate a incêndio, primeiros socorros e legislação trabalhista, realizando inspeções periódicas e especiais em órgãos públicos e em empreiteiras contratadas pela prefeitura.

- Também é nossa meta promover Análise de Acidentes, quando irão atuar engenheiro do trabalho, médico do trabalho, técnicos de segurança e técnicos de inspeções - afirma. O presidente da Cipa acrescenta ainda que todas essas finalidades estão inclusas na lei NR 5 e no regimento interno.

O novo regimento interno determinou que as diretorias ocupem seus cargos durante dois anos, e criou a diretoria executiva, formada além do presidente e do vice, por primeiro e segundo secretários, coordenação geral, primeiro e segundo tesoureiros, secretaria administrativa, coordenação de imprensa e comunicação e assessoria jurídica. Ainda compõem a nova diretoria coordenadores de cursos e inspeções, subcomissões de Ética e Disciplina, subcomissões de Eventos e subcomissão de Investigação de Acidentes.

- Os acidentes mais comuns são o contato com produtos químicos e com produtos contaminados, além de riscos ergonômicos como as Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e as Dort – disfunções que causam problemas de coluna – comenta. Ele refere-se ao fato de que é na área hospitalar onde há mais casos dos acidentes com química.

- Vamos, entre outras coisas, promover realização de palestras acerca de prevenção de acidentes de trabalho em todos os órgãos públicos, a fim de que os servidores conheçam melhor as atuações da Cipa - conclui, lembrando que também é sua meta dar transparência total à prefeitura.