Nova Holanda continua recebendo obras de infraestrutura

06/08/2009 16:04:02 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Nova Holanda recebe ações de infraestrutura para trazer melhor qualidade de vida dos moradores

A localidade de Nova Holanda continua recebendo obras de infraestrutura da prefeitura de Macaé. As obras são realizadas com recursos próprios da prefeitura, com custo total de R$ 35.444.130,68. Os trabalhos começaram em 12 de maio, incluindo drenagem, esgotamento sanitário, complementação na rede de água potável, pavimentação de todas as ruas e serviços complementares. O prazo de conclusão das obras é de um ano e meio.

As obras estão a cargo da Construsan Serviços Industriais e são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). Segundo informações da empresa responsável pelas obras, na primeira fase está sendo instalada a rede de drenagem de águas pluviais, em várias ruas do bairro como parte da Rua Medeiros, Rua 11, Rua 4 e Rua 5. Até o momento, já foram instalados mais de 400 metros de rede pluvial no bairro.

Segundo a empresa, o trabalho no bairro segue em ritmo normal, sem paralisações, a não ser quando chove. Em alguns trechos ocorrem atrasos porque ao escavarem as ruas estouram ligações clandestinas de água e de esgoto, que precisam ser reparadas. A variações das marés também tornam o trabalho mais lento. Em algumas ruas, na parte da manhã o trabalho atrasa mais de duas horas para o escoamento de água das ruas, com utilização de bombas de sucção, causados pelas variações das marés, já que o bairro não conta com pontos de vazão.

Após a instalação da rede de águas pluviais, todo o bairro receberá rede de esgoto e revisão em toda rede de água. O objetivo da prefeitura é que as obras transformem o bairro, trazendo maior qualidade de vida aos moradores, segundo o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos. “Essas obras são prioritárias para o prefeito Riverton Mussi, com o objetivo de melhorar a vida dos moradores do bairro, solucionando as questões críticas dos alagamentos na localidade”, coloca o secretário Tadeu Campos.

O Nova Holanda receberá três mil e seiscentos metros de rede de água pluvial, com manilhamento de diversos diâmetros, para atender às variações da maré. Há locais, onde estão sendo instaladas linha dupla, com manilhas de 600 milímetros cada. Todas as ruas do bairro receberão pavimentação. Em algumas, a pavimentação será de intertravados, em outras, de paralelepípedos. Outras receberão pavimentação asfáltica.