Nova Holanda: mais água com expansão da rede

30/07/2008 17:07:55 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro


A localidade de Nova Holanda, situada nas proximidades da Barra de Macaé, recebe expansão da rede de água, em obras realizadas pela prefeitura de Macaé em parceria com a Nova Cedae. Essa parceria está beneficiando Macaé, aumentando a oferta de água da adutora da Severina, com a instalação dos 7.500 metros de novas tubulações e vai propiciar que 800 litros de água por segundo sejam tratados no município a partir do próximo ano.

A Nova Holanda está sendo beneficiada desde agora com essa expansão, já que o bairro recebe uma nova rede de distribuição de água, em substituição à rede antiga, que está cheia de buracos, subdimensionada e não atende mais ao crescimento da localidade. Na obra estão sendo instaladas tubulações de 200 milímetros em PVC na rua principal do bairro. A nova rede está sendo também estendida às outras ruas, garantido à Nova Holanda mais água em todas as residências.

Com a parceria, a prefeitura cede equipamentos, máquinas e mão de obra e a Nova Cedae entra com a tecnologia e tubulações. Por parte da prefeitura, as obras de expansão da rede de água na Nova Holanda estão sob a responsabilidade da secretaria especial de Infra-estrutura Urbana. Além da instalação da nova rede, serão recuperados os paralelos das ruas e feitas as ligações residenciais de água.

O superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, disse que a expansão da rede da Nova Holanda faz parte da parceria do órgão estadual responsável pela captação e distribuição de água para a cidade – Cedae - e a prefeitura de Macaé, e que as obras de expansão da rede de água do município, que começaram com a ampliação da adutora da Severina, chegam à Nova Holanda e vão chegar a todas as comunidades, muitas delas cujas populações até agora não contavam com rede de distribuição de água.

- Nova Holanda e outras comunidades situadas depois da ponte Ivan Mundim serão as primeiras beneficiadas, mas toda Macaé será atendida. O objetivo da parceria é levar a toda cidade água de qualidade e em quantidade suficiente para atender à população, disse Marcos Túlio.

De acordo com o diretor de distribuição e comercialização de Interior da Cedae, Heleno Silva, no seminário Banco de Projetos – Rio de Janeiro, promovido no Rio de Janeiro, no dia 24 de julho, a parceria entre a Nova Cedae e a prefeitura de Macaé garante a ampliação da rede de água bruta que abastece o município, com mais de 7,5 mil metros de rede, e vai trazer na segunda fase do projeto mais 6,5 mil metros de rede da adutora de água para atender aos moradores de Macaé. Segundo Heleno Silva, também vão ser instalados hidrômetros em todos os bairros, o que vai ajudar na conscientização dos moradores sobre o volume de água consumido e a necessidade de se economizar água.

A instalação da rede de expansão de água no bairro começou a partir do ramal existente na Rua Luiz Lírio, na Barra de Macaé, com colocação de novas tubulações de 200 milímetros, duplicando a capacidade de água na Nova Holanda.

Na primeira etapa da obra, a nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, foi pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro, até a ponte da Nova Holanda, seguindo daí à direita para a Rua Medeiros, indo até o final desta rua, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. Da Rua Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta agora, na segunda etapa de obras, para o tronco principal pela Aurélio da Silva, para abastecer com água todo o bairro.

Falando sobre a situação atual de abastecimento de água na Nova Holanda, o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, disse que a nova rede vai acabar com o grave problema de falta de água na localidade, com a substituição da tubulação central de 150 milímetros, que não atende à demanda de água do bairro.

- Como em muitos outros locais da periferia, onde há grande demanda por água, a Nova Holanda vivencia há anos a carência de água, que só chegava até agora à rua principal. Para não ficar sem água, a população instalou mangueiras na rede existente. Agora, a tubulação antiga está sendo substituída pela nova tubulação, com 200 milímetros, o que vai duplicar o abastecimento. A nova rede vai chegar a todas as transversais, garantindo água a todos os moradores, concluiu o secretário Adrian.