Nova Holanda: Moradores acompanham satisfeitos as obras no bairro

14/08/2009 12:41:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras no Nova Holanda foram anunciadas pelo prefeito Riverton Mussi em visita ao bairro em janeiro deste ano. As obras de infraestrutura começaram em 12 de maio e incluem drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário, complementação na rede de água potável, pavimentação de todas as ruas e serviços complementares. A prefeitura emprega no bairro, com recursos próprios, R$ 35.444.130,68.

Esta semana, a instalação de manilhas para drenagem de águas pluviais acontecem na Rua 6, a partir da esquina com a Rua Medeiros. De acordo com informações do engenheiro Marcos Vinícius Campos, da Construsan, empresa responsável pelas obras, já foram instalados mais de 400 metros de rede de águas pluviais, num total de três mil e seiscentos metros, com manilhamento de vários diâmetros, para atender às variações da maré. Também já foram instalados mais de 10 PVs (poços de visita). Além da Rua 6, acontecem obras de deságüe nas Ruas 4 e 5 e também na Rua Aurélio Cristiano da Silva. “A intenção é iniciar na próxima semana a instalação da rede de esgoto nas ruas que já receberam o manilhamento para escoar as águas pluviais”, colocou o engenheiro.

Moradores na Rua 6, do Nova Holanda há mais de 30 anos, Roberto Ferreira e Laerte Ribeiro de Souza Rangel acompanham as obras que a prefeitura realiza no bairro e estão satisfeitos com os benefícios recebidos. “Estou satisfeito. Espero que as obras continuem. O Nova Holanda nunca recebeu investimentos da prefeitura e a situação aqui era ruim. Agora, o prefeito cumpre o que nos prometeu”, colocou Roberto Ferreira.

- As ruas do bairro estavam completamente abandonadas. Muita lama, poeira. Antes, ninguém entrou aqui para beneficiar os moradores. O prefeito Riverton Mussi veio, viu a situação e está investindo no bairro. Estamos satisfeitos com as obras, disse Laerte Rangel.

Já a moradora Fátima Moreira, residente há 10 anos no local, considera as obras muito boas, mas lentas. “Estou satisfeita. Nós acompanhamos e queremos ver a obra concluída. O bairro estava abandonado. Agora, acreditamos que vamos ser beneficiados”, disse.

As obras começaram pela instalação da rede de águas pluviais, com o objetivo de acabar com os alagamentos. Antes de iniciar as obras, foi feito um cadastramento de todas as residências e o levantamento topográfico para demarcar as tubulações que apresentavam problemas. Aconteceu também um estudo da situação de cinco ruas do bairro - Aurélio Cristiano da Silva, Ruas 7, 8, 10 e 11, principalmente em frente ao Ciep Nova Holanda, que não tem ponto de vazão e que sofrem constantes alagamentos com chuvas mais fortes.

- Como as obras incluem, além das redes de drenagem e de esgotamento sanitário, a revisão na rede de água potável, pavimentação de todas as ruas, que vão totalizar cinco mil e 500 metros quadrados de área pavimentada, e ainda serviços complementares, o prazo de conclusão é de cerca de dois anos, disse o secretário de Obras Públicas (Semop), Tadeu Campos, colocando que as obras vão transformar o Nova Holanda, trazendo aos moradores maior qualidade de vida.

- A primeira fase das obras tem o objetivo de solucionar as questões dos alagamentos e também trazer o saneamento básico à localidade, mas todo o bairro receberá obras de infraestrutura urbana, para que os moradores tenham qualidade de vida, disse Campos, lembrando que “o bairro não recebeu anteriormente o devido cuidado com infraestrutura, daí os problemas vivenciados pelos moradores”.