Nova Unidade de Emergência Pediátricas: equipamentos garantidos

18/06/2008 17:35:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A nova Unidade de Emergências Pediátricas da prefeitura de Macaé, que está sendo construída na sede do antigo Fórum, já tem garantida a verba para compra de equipamentos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). De acordo com o prefeito, o Ministério da Saúde aprovou emenda parlamentar da deputada federal Solange Almeida, que prevê a liberação de verba de R$ 560 mil, que serão utilizados para aquisição de equipamentos da nova unidade.

A unidade está em ritmo acelerado de obras. A inauguração está prevista para agosto. Dentro do projeto, estão previstas a instalação de seis consultórios, quatro enfermarias com total de 28 leitos, sendo três para observação e dois para isolamento e sala de procedimentos invasivos. A unidade também contará com salas de nebulização, imunização, curativos, posto de coleta, raio X e setores administrativo e de apoio.

O prefeito ressaltou que a liberação dos recursos para equipar a nova unidade é mais um fruto das parcerias feitas pela prefeitura para a implementação de novas ações em prol do desenvolvimento do município.

- Desde o início da minha gestão, busco parcerias junto aos governos Estadual e Federal, onde tenho colhido bons frutos. Entre as parcerias na área de saúde que já conseguimos está a instalação da Farmácia Popular do Brasil, anexa à nova sede da unidade do Programa Saúde da Família, do bairro Cajueiros, que está em fase final de obras, completou.

Riverton falou ainda das obras de melhoria no abastecimento de água da cidade, que irão garantir o aumento de 33% do abastecimento no município. A inauguração será no dia 27, com a presença do governador Sérgio Cabral. O prefeito também lembrou de outras parcerias com o governo Estadual, como a construção da Delegacia Legal e a Delegacia Regional que funcionará anexa, a duplicação da RJ-106, no trecho entre o terminal Lagoa e a divisa com o município de Rio das Ostras, além da recuperação das RJs 168 e 162.

Já na esfera federal, as parcerias estão sendo feitas na área social e de infra-estrutura, com Programa de Arrendamento Familiar (PAR), Restaurante Popular, Bolsa Família, Projeto Macaé Primeiro Emprego, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e urbanização da Nova Holanda.