Nova Vida convoca candidatos para entrevista social

21/11/2018 17:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

As entrevistas são eliminatórias e conduzidas pelas equipes técnicas do programa

Candidatos que passaram pelo processo seletivo simplificado do programa Nova Vida devem comparecer, a partir desta quinta-feira (22), para entrevista social. A lista nominal desta segunda convocação está no portal da prefeitura. Ao todo, 265 adolescentes devem se apresentar na sede do programa, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403, Centro, até o dia 6 de dezembro. O cronograma de comparecimento foi dividido em datas específicas, conforme a pontuação na prova objetiva, realizada em setembro.

Esta é a terceira etapa do processo. As entrevistas são eliminatórias e conduzidas pelas equipes técnicas do programa. Para o procedimento devem ser apresentados os seguintes documentos: comprovação da renda familiar (contracheques; contrato de trabalho; CTPS; extrato de benefícios socioassistenciais ou similares); comprovante de residência atualizado; declaração escolar; boletim escolar do primeiro, segundo e terceiro bimestres; carteira de identidade e CPF do adolescente; carteira de identidade e CPF do responsável pelo adolescente.

Além disso, os jovens devem levar certidão de nascimento; duas fotos 3x4; NIS/Cadastro Único em nome do candidato; NIS/Cadastro Único em nome do responsável pelo candidato; laudo médico para aqueles que têm necessidades especiais.

Nova Vida - O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 21 anos em Macaé. Todos serão convocados de acordo com a necessidade da Administração Pública Municipal. O processo é feito com base no Trabalho Educativo e tem duração máxima de 3 anos e 11 meses. Os aprovados exercerão atividades de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em horário compatível à frequência dos jovens na escola regular, e receberão por mês meio salário mínimo nacional.

Os participantes são na faixa de 14 e 17 anos e 11 meses. O programa visa atender jovens que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Os integrantes do programa recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula durante 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias. A atuação é de segunda a sexta-feira, em horário compatível à frequência dos jovens na escola regular.

O Programa Nova Vida é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.