Novo Cavaleiros: prefeitura constrói estação elevatória para escoamento de água

29/06/2009 17:46:39 - Jornalista: Vanêssa Cunha - estagiária

Foto: Robson Maia

Objetivo das obras é escoar a água da chuva no bairro e acabar com alagamentos

As obras de macrodrenagem no Novo Cavaleiros continuam a todo vapor. Esta semana, a prefeitura está construindo no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto, uma elevatória que estará diretamente ligada às galerias de águas pluviais no bairro. O objetivo das obras é escoar a água da chuva no bairro. Toda a água recolhida será direcionada para o canal que corta o bairro, e seguirá para a estação elevatória e de lá, para a Lagoa de Imboassica.

Segundo o encarregado de obras, Décio dos Santos, a previsão de término das obras é para daqui a seis meses. “Enquanto as obras não são concluídas, a população terá mais uma segurança. Foram colocadas bombas de sucção para auxiliar no escoamento provisoriamente”, disse.
As galerias que estão sendo instaladas têm dimensões retangulares, o que permite que as manilhas utilizem toda a área para o escoamento. As galerias terão tamanhos diferenciados, seguindo o que definiu o cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área.

Segundo explicou o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, alguns conjuntos de galeria terão sete metros quadrados de área para escoar em pico de chuva dez mil litros de água por segundo. “Hoje, a vazão é de cerca de dois mil litros”, explicou o secretário de Obras, que acrescentou que a rede de água pluvial e de esgoto do bairro hoje é mista e com as obras, serão separadas.

As intervenções no Novo Cavaleiros fazem parte do Programa Água Limpa e vão reforçar as obras de macrodrenagem e saneamento. As obras no bairro estão sendo acompanhadas pela Associação de Moradores e por um grupo de moradores do local.

O presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Dirant Ferraz, disse que as obras estão sendo bem recebidas pela comunidade, que há anos vinha sofrendo com os sérios alagamentos. Ele sugeriu ao prefeito que na parte de cima do manilhamento a prefeitura construa ciclovias ou passarelas. “Um grupo de moradores está acompanhando a obra. Apoiamos e acreditamos na conclusão dos serviços”, ressaltou Dirant.