Novo Cavaleiros: prosseguem obras de macrodrenagem

24/07/2009 17:03:41 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Manilhas estão sendo colocadas próximo ao Terminal Lagoa

A prefeitura de Macaé continua com as obras de macrodrenagem no bairro Novo Cavaleiros. Nesta sexta-feira (24), a equipe da Secretaria de Obras Públicas (Semop) começou a instalação das galerias de águas pluviais. O principal objetivo da obra, orçada em R$ 29 milhões, é acabar de vez com os alagamentos do bairro, dentro do projeto Água Limpa, de macrodrenagem.

Ao todo, 1,6 milhão de metros quadrados de área do bairro receberão intervenções da prefeitura. A meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo. As obras devem durar seis meses. Os trabalhos estão sob a responsabilidade da empresa Contagem Construções e Serviços, com a fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (Semop).

As intervenções no Novo Cavaleiros fazem parte do Programa Água Limpa e vão reforçar as obras de macrodrenagem e saneamento. As obras incluem a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o bairro, da parte alta à parte baixa.

As galerias que estão sendo instaladas têm dimensões retangulares, o que permite que as manilhas utilizem toda a área para o escoamento da água e terão tamanhos diferenciados porque o cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área definiu a necessidade de dimensões variadas.

Uma das frentes de obras no bairro está localizada no canteiro principal, perto do Terminal Lagoa, com escavação para instalação de peças de quatro metros de largura por 1,8 metro de altura. Outra atua na Alameda do Bosque, próximo à confluência com a Rua Tenente Célio, na região entre o São Marcos e a Universidade Estácio de Sá, onde foi feita a escavação e estão sendo instaladas manilhas de 1,2 metro de diâmetro. A terceira frente atua na parte mais complicada do bairro onde os alagamentos são maiores, entre a Rua Júpiter e a Rua Saturno, com instalação de quatro metros de largura por 1,8 metro de altura.

Na parte alta do bairro, as manilhas de 1,20 metros estão compondo a nova galeria de águas pluviais. Já começaram também a instalação de manilhas em parte do canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto, em frente à Artemísia, em direção à Lagoa de Imboassica.