Novo comandante do 32º BPM assume nesta sexta-feira

10/07/2009 15:02:30 - Jornalista: Catarina Brust

O tenente coronel Alnyr Antonio Batista Ribeiro assume o comando do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé nesta sexta-feira (10) à tarde. Ribeiro era comandante do 37º BPM (Resende) e substituirá o tenente coronel Alexandre Fontenelle, que comandava o 32ª BPM e foi transferido para o 24º BPM (Queimados). As mudanças acontecem após a posse do novo comandante da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, na última quarta-feira (8).

As passagens de comando nos batalhões do estado do Rio de Janeiro estão sendo feitas sem cerimônia, nos gabinetes.

- Todos os comandantes que passam pelo comando de Macaé, seja na área da Polícia Militar, Civil ou do Exército, deixam um legado de colaboração e serviços prestados à nossa sociedade. O tenente coronel Fontenelle participou de todo o processo de implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), instrumento criado para promover a integração entre todos os órgãos de segurança no município. Tivemos uma boa interação com o comandante do 32º BPM, conseguindo um êxito bastante expressivo com a diminuição da violência em Macaé, principalmente em relação aos números de homicídios, observou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), tenente coronel Edimilson Jório.

De acordo com Jório, essa nova estrutura do GGIM promoveu a convocação das forças de segurança que atuam no município a trabalharem de forma mais integrada com a administração pública. “Seguimos assim a diretriz do Ministério da Justiça e da secretaria de Estado de Segurança Pública)”, completa o coordenador do GGIM.

O novo comandante que o assume o 32º BPM vem de Resende, cidade onde está instalada a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “É uma cidade que já tem costume de trabalhar com o GGIM, que já está instalado a algum tempo. Por isso, vemos de forma tranquila essa passagem de comando e acreditamos que essa interação vai continuar para mantermos o mesmo trabalho que vinha sendo feito”, completou Edmilson Jório.

As nomeações dos novos comandantes, chefes e diretores, seguiram critérios de modernização de gestão, e alcançaram Diretorias Gerais, Comandos de Policiamento de Áreas, Comandos das Unidades Operacionais, Unidades Administrativas e de Ensino. A prioridade do comando da PM é retirar o máximo de policiais do serviço burocrático e colocá-los, de imediato, no patrulhamento a pé. O comandante determinou também que os batalhões adotem um sistema de metas. Ou seja, os comandantes terão que acompanhar os dados de criminalidade fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública e baixar os índices em suas áreas. Desta forma, o comando da corporação poderá contabilizar a produtividade de cada unidade operacional.