Novo espaço para o Conservatório Macaé de Música

31/03/2006 09:47:30 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conservatório Macaé de Música (CMM) está de casa nova. O novo espaço, no quatro andar do Centro Macaé de Cultura, é, segundo seu coordenador Lúcio Duval, um sonho realizado. “A situação melhorou muito. Agora temos 13 salas novas e dois auditórios com capacidade para 80 pessoas cada um”, destaca. “Anteriormente os músicos ministravam as aulas em casas alugadas, onde a infra-estrutura não era tão boa como agora”, explica.

No CMM há 300 alunos, estudando bateria, contrabaixo, canto, flauta transversa, guitarra, piano, teclado, violão, violino e clarinete. Neste ano, foram iniciados cursos de bombardino, trombone e tuba. Também funcionam no Conservatório as orquestras de Choro, Violino, Flauta Doce, além da Camerata de Violões e do Coral – composto por 30 cantores, regidos pelo maestro Wilson dos Santos Souza.

Dentre os planos da entidade para o futuro está o Projeto Bolero de Ravel. Será uma adaptação deste bolero para uma pequena orquestra de músicos com instrumentos diversos. O Conservatório está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes da Fundação Macaé de Cultura. Nas aulas iniciadas no em março entraram 150 novos alunos.

Aluno há um ano e meio do CMM, o estudante Eduardo Zavarize Gomes, de 17 anos, viu surgir a vontade de ser músico, devido à influência do Conservatório. Ele quer especializar-se em saxofone e participa atualmente da Orquestra de Choro Viriato Figueira da Silva. “Gosto de tocar bossa nova (Tom Jobim e Vinícius de Morais) e jazz (Charles Parker e outros), frisa.