Novo larvicida começa a ser utilizado nesta terça-feira

08/06/2009 10:52:02 - Jornalista: Vanessa Cunha - estagiária

Foto: Luiz Bispo

CCZ começa a utilizar o novo larvicida, nesta terça, a partir das 9h, em toda a cidade e na região serrana

A Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) vai começar a utilizar o novo larvicida, nesta terça-feira (9), a partir das 9h, em toda a cidade, incluindo a região serrana. Com melhor eficácia no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o novo produto tem o nome científico de Diflubenzuron e foi testado em laboratório pelo Ministério da Saúde.

Segundo o supervisor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eric de Souza, o novo larvicida, segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), é seguro para os agentes e para a população e será usado tanto em água potável quanto em depósitos maiores.

- Esse produto tem maior segurança, porque mata em até seis dias. E, mesmo o mosquito nascendo, ele vai ser mal formado sem condições de procriar, afirma o supervisor.

O novo larvicida também será utilizado pela equipe de ponto estratégico, grupo que atua nas empresas offshore e nos cemitérios da cidade.

De acordo com a Semusa, mesmo com esta nova opção no combate à dengue, a colaboração da população, evitando criadouros do mosquito transmissor ainda é a melhor forma de prevenir a doença.

Audio

Entrevistado: Eric de Souza Supervisor Geral do CCZ
Reporter: Wilton Santos