Novos gestores da FMC promovem encontro com os funcionários

26/07/2007 15:08:42 - Jornalista: Equipe Secom

Na manhã desta quarta-feira (25), foi realizado no Teatro Municipal de Macaé, o primeiro encontro entre a atual presidente da Fundação Macaé de Cultura-FMC, Conceição de Maria, e os funcionários do órgão. Os setores de Administração e Cerimonial prepararam dinâmicas de grupo e exibiram palestra motivacional de Daniel Godri. No encerramento do evento, alunos do curso de artes cênicas da Escola de Artes Maria José Guedes apresentaram fragmentos de montagens de leituras dramatizadas. Conceição declarou que seu principal objetivo é reforçar políticas públicas culturais.

Após a interpretação de poesia de Fernando Pessoa pelo ator, diretor, produtor cultural e assessor da FMC, Paulo Taboada, a presidência, sua equipe de assessores e os funcionários se apresentaram. Conceição de Maria explicou que foi convidada pelo Partido dos Trabalhadores para assumir o cargo, quando esse passou a integrar o governo do prefeito Riverton Mussi. Por isso, o trabalho da fundação estará associado a políticas culturais do governo Federal. “Estamos aqui para formar uma equipe, trabalhar e valorizar todos. São muitos os desafios. Meu objetivo é reforçar políticas públicas culturais”, ressaltou.
O vice-presidente da FMC, Denilson Machado, considera que Macaé deveria influenciar culturalmente as cidades circunvizinhas. “Minha principal atuação vai ser ligar a fundação à Brasília, trazendo projetos culturais do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura. Além disso, buscar convênios com empresas estatais, não somente a Petrobras, mas também a Eletrobrás, Furnas e, ainda, com instituições e outras prefeituras. Vou tentar fazer com que Macaé se torne uma referência cultural”, disse Denílson, ressaltando que isso será possível no quadro político atual de bom relacionamento entre os governos Municipal e Federal.
Conceição de Maria, funcionária da Petrobras há 22 anos, poetisa, atriz desde a década de 90, é uma das fundadoras do grupo de teatro Quartzo, formado por quatro petroleiros. De 1996 a 1998 foi diretora de Cultura do clube dos empregados da Petrobras, o Cidade do Sol. Em 2002 entrou para o movimento sindical e dirigiu o Departamento de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato dos Petroleiros – Sindipetro/NF, no qual atuará até julho de 2008. “Aprendi muito no movimento sindical e abri suas portas para a comunidade”, ressaltou.
Denilson Machado, professor de história da rede municipal há 10 anos e um dos gestores do projeto Concultura, foi presidente do DCE da UERJ, fez teatro amador e foi secretário de Cultura por cinco anos do município de Tangá-RJ
Cerca de cem funcionários estiveram presentes. Todos foram receptivos à nova gestão e elogiaram as dinâmicas elaboradas para o encontro. “É muito importante a valorização do pessoal”, disse o coordenador do Conservatório Macaé de Música, Lúcio Duval. “Destacar a parceria e o companheirismo é fundamental”, acrescentou a chefe da Biblioteca Pública Municipal Dr.Télio Barreto, Judith Maria Tinoco Carneiro. As assessoras do Administrativo, Cláudia Márcia Alves e Amanda Motett, explicaram que a intenção foi promover a cooperação entre os funcionários e gestores da fundação e valorizar o trabalho de todos.